Como descobrir os outros dígitos do CPF?

Perguntado por: ebelchior . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.3 / 5 14 votos

Os primeiros oito dígitos, ABCDEFGH, formam o número-base definido pela Receita Federal no momento da inscrição. O nono dígito, I, define a Região Fiscal responsável pela inscrição. O penúltimo, J, é o dígito verificador dos nove primeiros. O último, K, é o dígito verificador dos noves anteriores a ele.

Esse número corresponde ao ultimo algarismo anterior aos dois dígitos de controle. No exemplo CPF nº 000.000.008-00, o número 8 mostra que esse documento foi emitido no estado de São Paulo.

Pelo site da Receita, só é possível consultar a situação cadastral do CPF desde que você tenha os números do documento e a data de nascimento do titular.

Formato do CPF
No caso do CPF, o DV módulo 11 corresponde ao resto da divisão por 11 do somatório da multiplicação de cada algarismo da base respectivamente por 9, 8, 7, 6, 5, 4, 3 e 2, a partir do dígito mais à esquerda. O resto 10 é considerado como valor 0.

Você não consegue descobrir o número do CPF de alguém apenas pelo nome e data de nascimento de forma legal e online. A consulta de CPF é protegida por sigilo fiscal e só pode ser realizada pelo próprio titular ou por um representante legal autorizado.

Acesse o site da Receita Federal.
Em seguida, preencha o código de verificação e clique em "Consultar". Se as informações fornecidas estiverem corretas, será exibida uma página com os dados cadastrais, incluindo o número do CPF.

O número de um CPF tem 9 algarismos e mais dois dígitos verificadores, que são indicados após uma barra. Logo, um CPF tem 11 algarismos. O número do CPF é escrito na forma ABCDEFGHI/JK ou diretamente como ABCDEFGHIJK, onde os algarismos não podem ser todos iguais entre si.

Como saber o número do CPF do meu filho? O número do CPF fica localizado no documento. Mas se você não estiver com o documento em mãos, para descobrir o número do CPF do seu filho, basta olhar na certidão de nascimento, que atualmente é emitida com o número.

Para verificar seu CPF e ter acesso às movimentações financeiras, clique na opção “Consultar” na caixa correspondente ao tipo de registro que você quer ver. Na sequência, leia e aceite os termos de responsabilidade e clique em “Gerar relatório”.

Bahia e Sergipe; 6. Minas Gerais; 7. Rio de Janeiro e Espírito Santo; 8. São Paulo; 9.