Como desbloquear o Auxílio Brasil pelo celular?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.5 / 5 13 votos

Como desbloquear o Auxílio Brasil? Para desbloquear o Auxílio Brasil é preciso atualizar os dados no aplicativo do programa social ou ir pessoalmente ao posto do CRAS com toda a documentação necessária para a atualização.

Como desbloquear o cartão do Auxílio Brasil?

  1. Entre em contato com o Caixa Auxilio Brasil pelo telefone 111;
  2. Siga as instruções do atendimento para continuar;
  3. Finalize as etapas do atendimento telefônico;
  4. Vá até uma unidade ou agência Caixa com seus documentos em mãos para desbloquear o seu cartão do Auxílio Brasil.

Para efetuar o desbloqueio do cartão basta ligar para o atendimento Caixa Auxilio Brasil, no telefone 111.

Avaliação

  1. Acessar a página da Sala da Cidadania. Acessar a “Área do(a) Beneficiário(a)” na página da Sala da Cidadania. ...
  2. Enviar a documentação para desbloquear o cadastro. ...
  3. Consultar o desbloqueio.

Ao acessar o aplicativo do Bolsa Família ou Cadastro Único é possível saber se o benefício está bloqueado e o motivo do bloqueio. Geralmente, o bloqueio acontece por falta de atualização dos dados. Para atualizar o cadastro é preciso ir até o CRAS com os documentos de todos da família.

Caso o pedido de desbloqueio seja aprovado, o prazo é, em média, de 90 dias. O beneficiário também receberá os valores referentes aos meses de bloqueio, de acordo com o governo.

Bloqueio: o pagamento fica bloqueado por um mês, mas pode ser sacado no mês seguinte junto com a nova parcela; Suspensão: o benefício fica suspenso por dois meses e a família não poderá receber os valores referentes a esse período posteriormente; Cancelamento: a família deixa de participar do programa.

O primeiro passo é ir ao centro de atendimento do Bolsa Família e do CadÚnico (Cadastro Único) onde se cadastrou. Lá, o beneficiário poderá tentar regularizar a sua situação para voltar a receber o recurso, segundo o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.

Desbloquear em uma agência ou casa lotérica
Para isso, basta comparecer a qualquer um desses estabelecimentos portando um documento de identificação com foto (RG, carteira de habilitação, carteira de trabalho, entre outros) e o seu celular com o app instalado.

Pagamento bloqueado
Os pagamentos podem ser bloqueados se informações obrigatórias ainda estiverem ausentes no seu status fiscal ou se houver requisitos pendentes vencidos para sua conta após a suspensão dos repasses.

Todavia, o próprio ministro afirmou que o prazo de desbloqueio, após averiguação dos novos dados fornecidos pelo beneficiário, pode variar de 15 a 45 dias. Nesse sentido, o nível de irregularidade do cadastro anterior é fator determinante no prazo de desbloqueio dos repasses.

Por meio do Aplicativo do Cadastro Único ou pelo acesso web no site do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome.

Ao acessar o aplicativo do Bolsa Família ou Cadastro Único é possível saber se o benefício está bloqueado e o motivo do bloqueio. Geralmente, o bloqueio acontece por falta de atualização dos dados. Para atualizar o cadastro é preciso ir até o CRAS com os documentos de todos da família.

Portanto, não existe pagamento de parcelas retroativas. O mesmo ocorre para as famílias que tiverem desligamento voluntário do Auxílio Brasil ou em decorrência do encerramento do prazo da Regra de Emancipação.

De acordo com o governo, as pessoas que tiveram o benefício bloqueado entraram no cadastro do governo federal no segundo semestre de 2022 informando que moram sozinhas e, agora, necessitam atualizar as informações para voltar a receber o benefício.