Como contextualizar um tema de aula?

Perguntado por: tbarros . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.7 / 5 3 votos

Para contextualizar um conteúdo, o professor deve relacionar o mesmo com questões sociais, políticas e econômicas, uma vez que, esteja em consonância com os conhecimentos dos alunos diante das situações encontradas no cotidiano, e assim trabalhar o conteúdo em foco.

5 passos que você deve seguir para contextualizar o tema

  1. Atente para a estrutura básica de uma introdução. ...
  2. Delimite o tema. ...
  3. Evite informações desconexas ou pouco construtivas. ...
  4. Evite rebuscamento em excesso. ...
  5. Siga as principais regras de formatação.

Em seu sentido simples, a contextualização significar apresentar as circunstâncias de um fato ou tema. Em outras palavras, é o que o próprio nome sugere: inserir em um contexto. Isso significa que a contextualização compreende as características e os motivos para alguma coisa acontecer.

[...] um ensino contextualizado permite ao estudante a percepção de que o saber não é apenas um acúmulo de conhecimentos, de fórmulas ou algoritmos, mas sim uma ferramenta que os prepara para enfrentar o mundo, permitindo-lhe resolver situações- problema de maneira mais eficaz na sua realidade.

Na educação, contextualizar significa abordar o tema de forma a identificar na teoria, ou naquilo que se pretende ensinar, a situação ou o contexto no qual o aluno está inserido, ou seja, deve-se estabelecer uma relação entre o que o aluno aprende na escola e sua vida (seu cotidiano, sua saúde, sua relação com a ...

É aproximar o conteúdo científico do conhecimento trazido pelo aluno. E dessa forma, tornar o conteúdo escolar interessante e significativo. Além disso, contextualizar o conteúdo que você quer ensinar significa, em primeiro lugar, assumir que todo conhecimento envolve uma relação entre sujeito e objeto.

Os contextos podem ser divididos entre cinco tipos diferentes. São eles: conceito de produção, linguístico, extralinguístico, social ou histórico.

Exemplo: “O advogado da empresa buscou contextualizar todas as provas do caso”. Na área da Linguística, contextualizar refere-se ao fato de desenvolver um texto que possua uma determinada palavra ou expressão devidamente explicada, para facilitar a compreensão geral do texto produzido.

Conheça o assunto do qual vai escrever!
Você deve conhecer bem o tema do qual vai escrever. O tema está ligado ao propósito e objetivo do texto, por isso é muito importante fazer leituras para se informar, conhecer termos, saber argumentar, levantar problemas e hipóteses.

De forma geral, contextualização é o ato de vincular o conhecimento à sua origem e à sua aplicação. A ideia de contextualização entrou em pauta com a reforma do ensino médio, a partir da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB nº 9.394/96), que acredita na compreensão dos conhecimentos para uso cotidiano.

As atividades contextualizadas na semirrealidade, descrevem uma história inventada, ou adaptada, explorando situações inseridas em uma realidade construída a partir de elementos que podem ser, ou não, próximos a dia a dia do aluno.

As avaliações contextualizadas são aquelas que procuram auxiliar na construção do saber a partir de uma realidade prática, e da conexão com todo o processo de ensino-aprendizagem.

Na introdução de uma aula, o professor também apresenta o conteúdo, contextualizando-o e discutindo com os alunos o objetivo que percorrerão para a aprendizagem. O professor poderá então “problematizar” com os alunos o conteúdo da aula que será estudado.

[...] a contextualização consiste em atribuir sentido e significado ao que é vivido e uma oportunidade para o professor tornar o aluno capaz de assumir posições dian- te de situações e problemas reais e de ampliar seu nível de conhecimento científico e tecnológico, de modo a utilizá-lo como instrumento para compreender ...