O que é frase denotativa exemplos?

Perguntado por: rbarreto . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.5 / 5 11 votos

Denotação - emprego do sentido real, literal das palavras e expressões, por exemplo: Depois de jogar bola, nós comemos um churrasco. Conotação - emprego do sentido subjetivo, figurado das palavras e expressões, por exemplo: Ele comeu bola na prova de matemática.

Sentido conotativo é o uso figurado, metafórico ou subjetivo da linguagem. Ou seja, é aquele que proporciona interpretações abstratas que vão além do sentido real das palavras e das definições que aparecem nos dicionários.

A linguagem denotativa, denotação, e a linguagem conotativa, conotação, são formas distintas de expressão: na denotação, usamos o sentido dicionarizado das palavras para passar mensagens de maneira objetiva e literal; na conotação, usamos o sentido figurado para transmitir mensagens de modo subjetivo e criativo.

«Em casa de ferreiro, o espeto é de pau.» Esta frase contém uma sinédoque porque apresenta o todo pela parte. De modo verossímil, seria: «Em casa de alguns ferreiros, o espeto é de pau.» Assim, poderemos fazer uma leitura conotativa: «Devemos saber aproveitar aquilo que somos capazes de fazer.»

d) Palavras denotativas de realce: cá, lá, só, é que. Exemplo: Ele é que não deve ser bobo de recusar a proposta do novo emprego. e) Palavras denotativas de retificação: aliás, ou melhor, ou antes, isto é, melhor dizendo.

Denotação é a forma de uso e manifestação da linguagem em seu sentido literal, dicionarizado. A conotação é a forma de uso e manifestação da linguagem em seu sentido figurado. A linguagem é o maior instrumento de interação entre sujeitos socialmente organizados.

Sentido figurado é o que as palavras ou expressões adquirem em situações particulares de uso. A palavra tem valor conotativo quando seu significado é ampliado ou alterado no contexto em que é empregada, sugerindo idéias que vão além de seu sentido mais usual.

Uma palavra é usada no sentido conotativo quando apresenta diferentes significados, sujeitos a diferentes interpretações, dependendo do contexto frásico em que aparece.

O sentido literal é o que a palavra é de verdade, enquanto o sentido figurado não é a palavra de verdade e sim, o que ela quer expressar. Os dois casos são muito usados. Geralmente, em jornais, revistas e notícias são usados o sentido literal, porque queremos saber exatamente o que aconteceu.

Função referencial ou denotativa. Função referencial ou função denotativa é aquela centrada no contexto; manifesta-se quando a intencionalidade do discurso é a transmissão de informações acerca da realidade.

A denotação será aquela que trata do significado básico e objetivo de uma palavra; uma palavra com sentido denotativo está no seu sentido literal, primário, real. Ex.: Gosto de estudar à noite (noite sentido de período noturno).

  • Linguagem visual. A linguagem visual pretende comunicar com os receptores da mensagem por meio de imagens. ...
  • Linguagem corporal. Fique atento com a sua linguagem corporal, que é um exemplo de linguagem não verbal, pois determinados movimentos e posturas podem denunciar a sua intenção. ...
  • Linguagem oral.

Significado de Rio
[Figurado] Grande quantidade de alguma coisa; abundância, excesso: ganhar rios de dinheiro. [Figurado] Quantidade considerável de líquido: chorar rios de lágrimas.

Expressão de origem bíblica, quer dizer que, se você fizer o mal, receberá coisas ruins também. Tem o mesmo se significado de "quem planta, colhe".

São características de um texto em que predomina a denotação, exceto: a) uso de linguagem informativa, comum a todos os leitores. b) uso de linguagem subjetiva, que expressa emoções. c) emprego de palavras no seu sentido literal, original. d) emprego de vocabulário objetivo, preciso.

Assim: Denotação - emprego do sentido real, literal das palavras e expressões, por exemplo: Depois de jogar bola, nós comemos um churrasco. Conotação - emprego do sentido subjetivo, figurado das palavras e expressões, por exemplo: Ele comeu bola na prova de matemática.