Quem não quer ser lobo não lhe vista a pele no sentido denotativo?

Perguntado por: erosa . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.6 / 5 9 votos

Expressão usada para dizer que quem não quer sofrer contrariedades, não se mete em perigos.

Denotação - emprego do sentido real, literal das palavras e expressões, por exemplo: Depois de jogar bola, nós comemos um churrasco. Conotação - emprego do sentido subjetivo, figurado das palavras e expressões, por exemplo: Ele comeu bola na prova de matemática.

Quando a linguagem está no sentido denotativo, significa que ela está sendo utilizada em seu sentido literal, ou seja, o sentido que carrega o significado básico das palavras, expressões e enunciados de uma língua.

na denotação, usamos o sentido dicionarizado das palavras para passar mensagens de maneira objetiva e literal; na conotação, usamos o sentido figurado para transmitir mensagens de modo subjetivo e criativo.

5 a) O sentido denotativo da palavra beco é “rua estreita e curta; rua sem saída”. O sentido conotativo que a palavra representa no texto é “falta de esperança; desilusão”.

d) Palavras denotativas de realce: cá, lá, só, é que. Exemplo: Ele é que não deve ser bobo de recusar a proposta do novo emprego. e) Palavras denotativas de retificação: aliás, ou melhor, ou antes, isto é, melhor dizendo.

“Denotativo é o sentido do Dicionário!” Frases denotativas são as mais usadas no cotidiano, nas reportagens, em publicações científicas e em textos que utilizam a linguagem referencial, ou seja, aqueles que precisam associar um objeto ao seu sentido real.

O sentido conotativo é aquele em que a palavra encontra significado a partir do contexto em que é empregada, é o sentido figurado. Enquanto que o sentido denotativo é o mesmo que encontramos no dicionário, o emprego original e literal da palavra.

A linguagem conotativa, que também pode ser referida pelo sinônimo sentido conotativo, é uma forma de adaptar o significado da palavra conforme o contexto em geral. É uma forma de trazer mais expressividade para as orações, muito utilizada no cotidiano, de forma que pode ser entendida em diferentes cenários sociais.

A denotação será aquela que trata do significado básico e objetivo de uma palavra; uma palavra com sentido denotativo está no seu sentido literal, primário, real. Ex.: Gosto de estudar à noite (noite sentido de período noturno).

“Quando mencionamos que foi usado o sentido denotativo, isso significa que foi utilizado o sentido literal ou básico de uma palavra ou expressão (por oposição à conotação). Ou seja, é correto afirmar que o seu significado é o mesmo que o encontrado em dicionários.”

Significado de Rio
[Figurado] Grande quantidade de alguma coisa; abundância, excesso: ganhar rios de dinheiro. [Figurado] Quantidade considerável de líquido: chorar rios de lágrimas.

São características de um texto em que predomina a denotação, exceto: a) uso de linguagem informativa, comum a todos os leitores. b) uso de linguagem subjetiva, que expressa emoções. c) emprego de palavras no seu sentido literal, original. d) emprego de vocabulário objetivo, preciso.

Uma palavra é usada no sentido conotativo quando apresenta diferentes significados, sujeitos a diferentes interpretações, dependendo do contexto frásico em que aparece.