Como comprovar que é de baixa renda?

Perguntado por: aperalta . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.8 / 5 2 votos

Emitir comprovante da inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal É a emissão do documento que comprova a sua inscrição no Cadastro Único. É possível retirá-lo pela internet através do endereço, aplicativo ou de forma presencial nos postos de atendimento do Cadastro Único no município.

São consideradas famílias de baixa renda aquelas que possuem renda mensal por pessoa (renda per capita) de até meio salário mínimo (R$ 651,00).

Cadastro Único para Programas Sociais

O Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (Cadastro Único) é o principal instrumento de identificação e caracterização da situação socioeconômica das famílias de baixa renda que residem em território nacional.

A Validação da Autodeclaração de Renda é o processo de análise e verificação de documentos referentes à renda familiar per capita do/da/de candidato/a/e optante da modalidade de ingresso “renda familiar igual ou inferior a 1,5 salário mínimo per capita”.

Se você é jovem com idade entre 15 e 29 anos e pertence à família com renda mensal de até dois salários mínimos, inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal - CadÚnico, poderá obter o seu ID Jovem e também direito à meia-entrada.

As famílias de baixa renda devem obter o NIS diretamente em um Cras do município onde reside. Os usuários cadastrados, com renda mensal por pessoa menor ou igual a meio salário-mínimo nacional, também podem fazer a inscrição da Tarifa Social no site da concessionária (www.neoenergiaelektro.com.br).

Meu CadÚnico
Por lá você também consegue consultar e emitir seu comprovante do NIS. Para isso, basta acessar o site oficial, acessar com sua conta gov.br e ir nos seus dados de cadastramento que esse número e outras informações estarão lá.

O valor cobrado pelo consumo até 30 kWh terá desconto de 65% O valor cobrado pelo consumo entre 31 e 100 kWh terá desconto de 40% O valor cobrado pelo consumo entre 100 e 150 kWh terá desconto de 10%

CPF, de preferência; ou. Título de eleitor; Documento de identificação com foto; e. Comprovante de endereço ou, se não tiver, declaração de residência assinada pelo responsável familiar.

É possível retirá-lo pela internet através do endereço https://cadunico.cidadania.gov.br, aplicativo [link para download https://www.gov.br/mds/pt-br/acoes-e-programas/cadastro-unico/paginas/app-cadunico] ou de forma presencial nos postos de atendimento do Cadastro Único no município.

Autônomo, profissional liberal e/ou agricultor familiar.
Eu, , inscrito (a) no CPF nº e RG nº , residente na rua , nº , bairro , Cidade , trabalho como , no endereço localizado na rua , nº , bairro , Cidade tenho renda mensal no valor de R$ ____________________________________ ( _______________________________ ).

O formulário de autodeclaração é fornecido no site do INSS. Neste formulário, é obrigatório constar as seguintes informações: Se você era proprietário, arrendatário, possuidor, comodatário, parceiro, meeiro, usufrutuário, condômino, posseiro, assentado ou acampado da terra que trabalhava.