Pode usar o mesmo endereço para fazer o Cadastro Único?

Perguntado por: itavares3 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 8 votos

Para o programa, o conceito de grupo familiar corresponde às pessoas que residem conjuntamente. É por isso que não é possível que duas ou mais pessoas no mesmo endereço recebam o Auxílio Brasil.

unipessoais no Cadastro Único
Documento de identificação com foto do responsável pela família e comprovante de residência passam a ser obrigatórios para o cadastramento e atualização cadastral de todas as famílias.

Portanto, as famílias inscritas no Cadastro Único devem atualizar os dados a cada 2 anos, ou sempre que houver alguma alteração, como, mudança de endereço, de renda mensal e número de familiares. Isso é possível fazer pela internet.

Quem fazia parte de um grupo familiar inscrito no CadÚnico, mas não reside mais com esses familiares, pode abrir uma inscrição para si mesmo para receber benefícios sociais, caso se enquadre nas regras deles.

O cadastramento das famílias no Cadastro Único permite identificar seu grau de vulnerabilidade, con- siderando questões como renda, condições de moradia, de acesso ao trabalho, à saúde e à educação.

Com os documentos em mãos, você deve ir a um posto de cadastramento na sua cidade ou a um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). É importante levar um comprovante de endereço, como conta de água ou de luz.

Contas de água, gás, energia elétrica ou telefone (fixo ou móvel). Contrato de aluguel em vigor, com firma do proprietário do imóvel reconhecida em cartório, acompanhado de um dos comprovantes de conta de água, gás, energia elétrica ou telefone em nome do proprietário do imóvel.

Web : Você pode acessar o aplicativo do Cadastro Único no formato Web no seguinte link: cadunico.cidadania.gov.br ou baixando gratuitamente pelas lojas: GooglePlay (Android) ou Apple Store (IOS) (clique aqui).

Como se inscrever no CadÚnico? O cadastro pode ser feito diretamente nos centros de referência de Assistência Social da região (Cras). No dia da entrevista, não será preciso que toda a família vá ao local de cadastramento. Maiores de 16 anos e, preferencialmente mulheres, poderão cadastrar toda a família.

1 hora

Quanto tempo demora para o Cadastro Único entrar no sistema em 2023. A entrevista do Cadastro Único dura, em média, 1 hora para ser realizada. Já o agendamento do cadastramento é organizado por cada município de acordo com um calendário próprio.

Se o cadastro não for atualizado no máximo em 2 anos, sua família não poderá participar dos programas sociais e, se já for beneficiária, pode perder o benefício! Depois de 4 anos sem atualizar, o cadastro é excluído pelo governo.