Como colar no exame da faculdade?

Perguntado por: dmeireles . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.7 / 5 8 votos

Barras de chocolate, embalagens de biscoitos e saco de balas são ótimos locais para esconder alguma informação. Como professor você deve verificar se os estudantes estão utilizando materiais indevidos durante os exames. O celular é uma maneira rápida e eficaz de cola.

Colar nunca é uma boa ideia: você pode se sentir culpado e até querer confessar o que fez e se encrencar. Mesmo que não seja pego, você provavelmente não vai tirar uma nota muito melhor só por colar. Além disso, você pode arriscar ser desqualificado, suspenso ou até expulso.

A melhor maneira de colar numa prova é estudando.

Durante a prova, coloque o aparelho entre as pernas ou esconda dentro do estojo. Outra dica é, antes da prova, usar o celular de alguém para enviar as anotações por mensagem de texto para o próprio aparelho. Lembre-se de colocar o celular no silencioso!

Se algum aluno “colar” na hora e o professor tiver certeza, poderá anular a prova pra esse aluno, oferecendo a ele oportunidade de se recuperar em outra ocasião.

Se o aluno tiver sucesso em colar, o professor não poderá exercer seu direito de tomar a prova; da mesma forma, no momento em que o professor tomar a prova do aluno, seu direito de colar é automaticamente abolido.

Portanto, a reprovação pode prejudicar o andamento do curso e atrasar a conclusão da faculdade.

PC: Ctrl + c para copiar, Ctrl + x para recortar e Ctrl + v para colar. Mac: ⌘ + c para copiar, ⌘ + x para recortar e ⌘ + v para colar.

“A cola é a única fonte de consulta permitida no momento da realização da prova e deve ser elaborada pelo próprio estudante. Ele precisa estudar para preparar sua cola. Serve de apoio na prova e minimiza a pressão da memorização e o nervosismo comum em dias de prova”, explica.

Você pode até levar o celular no dia da prova, mas não será permitido entrar na sala de prova com ele e muito menos utilizá-lo durante todo o período da prova. Na entrada da sala de prova a equipe do Enem irá disponibilizar um saco plástico para você colocar o celular, o qual deve ser identificado e lacrado.

Como as pessoas colam em provas online
Eles podem fazer isso copiando e colando o conteúdo de aprendizagem em um mecanismo de busca para encontrar as respostas [1]. Outra forma de trapacear é com mensagens de texto. Eles podem compartilhar o teste com outros participantes ou pedir-lhes as respostas.

Apesar da tentação, evite colar em uma avaliação como a prova EaD, afinal, este é um espaço para observar falhas no aprendizado e não ocultá-las. Isso pode te prejudicar futuramente, inclusive no mercado de trabalho!

A cola vai desde o conceito de burla, transgressão e cooperação até a cópia integral de trabalhos de terceiros, o plágio (Pimenta, 2010).

A cola é uma afronta e uma traição para o professor. Esse tipo de cola frustra o professor que se esforçou para dar o conteúdo e tentou chamar os alunos para prestar atenção. Além disso, quebra a confiança do professor com o aluno.

Tente organizar com os colegas provas de disciplinas diferentes, nas mesmas salas e horários, misturando estudantes de uma prova com estudantes de outra. Em suma, o professor deve usar de todos os artifícios para coibir a cola. Relaxar nesse quesito desmoraliza o professor e a instituição onde trabalha.