Quantas pessoas tem medo de dirigir?

Perguntado por: lmodesto . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.5 / 5 17 votos

Medo de dirigir. Segundo dados da OMS, 6% da população brasileira é afetada por esse transtorno.

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde, 6% da população brasileira habilitada é afetada pela amaxofobia, o medo de dirigir. Um outro levantamento realizado pela Abramet aponta que 80% das pessoas que não dirigem por medo são mulheres.

É normal ter medo de dirigir? Sim, não sinta culpa por isso. De acordo com a Organização Mundia de Saúde, cerca de 6% dos brasileiros são afetados pelo medo de dirigir. A boa notícia é que sendo algo relativamente comum existem diversas formas de superar essa barreira na hora de dirigir.

7 dicas para quem tirou carteira, mas está com medo de dirigir

  1. Treino e prática. ...
  2. Familiarize-se com o veículo. ...
  3. Opte por horários calmos. ...
  4. Dirija ao lado de um motorista experiente. ...
  5. Dê carona para um amigo. ...
  6. Peça ajuda profissional. ...
  7. Conte com um seguro que te apoie.

A ansiedade perante a direção
Além disso, depende da freqüência em que esta ocorre, do nível em que o comportamento de esquiva (evitação) é precipitado pela ansiedade e de como a pessoa que está ansiosa avalia essa ansiedade. Quando se tem medo de dirigir, há um estado de apreensão (ansiedade) significativo.

Entre as principais causas do medo de dirigir estão na própria origem e história de vida de cada pessoa. Ele pode ter sido originado por algum trauma passado, em ocasião de algum acidente de trânsito, insegurança. Em geral, são muitos os fatores que impossibilitam a pessoa a ter uma experiência positiva.

Como referimos, esta fobia carateriza-se pelo medo intenso de estar dentro de um veículo em movimento, como condutor ou como passageiro. O termo «amaxofobia» resulta da junção de duas palavras gregas: amaxo (carro) e fobia (medo).

Liberta-me, Senhor Jesus, de toda a síndrome do medo, quando vou dirigir. Vem curar em mim, Senhor Jesus, o medo da morte, o medo de acidente, o medo do sofrimento causado a outras pessoas. Vem, Senhor Jesus. Vem dar esse toque de confiança em meu coração, em minha mentalidade.

Pupilas dilatadas, batimentos cardíacos acelerados, suor excessivo e pressão sanguínea elevada. Essas são algumas das características de um indivíduo que está experimentando aquilo que chamamos de “prazer ao dirigir”.

Opção 1: 5 aulas práticas de R$280 por R$139.

Para sair com o carro corretamente
Mantenha o pé esquerdo na altura do ponto da embreagem e então solte devagar o pedal do freio. Com o carro já em movimento, acelere levemente enquanto solta o pé da embreagem para ganhar velocidade.

saiba mais. Doenças psicológicas como depressão e esquizofrenia tornam as pessoas inaptas para dirigir veículos, segundo a Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet). Os laudos emitidos pelo médico e pelo psicólogo podem impedir a emissão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Qualquer transtorno de ansiedade pode afetar a maneira como o condutor dirige e como se sente no trânsito. Ela afeta a percepção e atenção e, dependendo da intensidade, pode travar a pessoa, que terá muita dificuldade para dirigir”, explica a psicóloga.