É normal criança de 2 anos ficar com a mão na boca?

Perguntado por: alacerda4 . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.9 / 5 11 votos

lembra do GAG?), e isso é bem comum. persistirá até aproximadamente os 2 anos. boca após essa idade, e isso é super normal.

Se o seu filho está constantemente com a mão na boca, é importante monitorar de perto para garantir que os dentes estejam se formando adequadamente. Além disso, certifique-se de que ele esteja se alimentando adequadamente e de que não está chupando o dedo por fome.

"Chupar dedo, bico ou a pontinha da fralda é um hábito normal da criança. O bebê chupa dedo ainda na barriga da mãe, e cerca de 80% das crianças desenvolvem essa prática em alguma etapa do desenvolvimento. Até os dois anos, elas passam pela fase oral, quando a sucção do dedo ou do bico é absolutamente normal.

Até os dois anos de idade, é comum que crianças levem qualquer coisa à boca. Isso, segundo alguns autores, acontece porque a boca é usada por elas para conhecer o mundo, uma fase de experimentação oral. Nessa etapa, a boca serve para identificar o gosto e a textura dos objetos.

proibir, porque botar objetos na boca é uma questão de. busca de estimulação sensorial, de busca de. sensações. E isso está presente no autismo.

Por isso, a crise dos 4 anos é conhecida por muitos como a “fase da teimosia”. A criança aprendeu a argumentar e vai tentar te convencer que a maneira dela de fazer as coisas é a certa. Essa também é conhecida como a primeira “fase dos porquês”.

A partir dos 2 anos, a criança já consegue se expressar e tem bom arsenal vocabular. Frases como “eu quero” ou “é meu” passam a ser usadas constantemente, além de ele se comportar de modo opositivo às solicitações dos pais. Na prática, a criança passa a verbalizar aquilo que deseja (ou não).

Período no qual costuma ocorrer a crise dos 2 anos - a adolescência do bebe. Comumente, ocorre entre 1 ano e meio (18 meses) e 3 anos(36 meses) de idade, embora não seja raro se estender até os 4 anos de idade.

Para evitar esse tipo de situação, que só piora as reações da criança, trazemos algumas dicas de como lidar com a crise dos 2 anos:

  1. Lembre-se de quem é o adulto. ...
  2. Explique as consequências de antemão. ...
  3. Espere a crise acabar para conversar. ...
  4. Tente evitar situações de crise. ...
  5. Afirme que ele é amado.

Nesta idade, a criança já corre com segurança e pula com os dois pés juntos e/ou fica num pé só. Seus movimentos, principalmente os das mãos, estão se aperfeiçoando. Isto se nota na forma como leva o copo e a colher à boca, escova os dentes e rabisca em folhas de papel.

Uma estratégia eficaz para lidar com a teimosia é dar às crianças opções limitadas. Em vez de dizer “faça isso”, ofereça duas opções aceitáveis. Dessa forma, você permite que a criança sinta que tem algum controle sobre a situação, ao mesmo tempo em que mantém os limites estabelecidos.