Como chama a borboleta antes de ser borboleta?

Perguntado por: icaetano . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 16 votos

A vida de uma borboleta pode ser dividida em quatro estágios: ovo, larva (lagarta), pupa (ou crisálida) e adulto (imago).

A transformação ocorre em quatro fases: a do ovo, da larva, da pupa e o estágio adulto. O ciclo começa com os ovos, postos pela borboleta geralmente em folhas de planta. Esse período dura de alguns dias até um mês.

Metamorfose é a sequência de grandes mudanças que algumas espécies de animais sofrem durante o seu desenvolvimento. A borboleta e o sapo são animais que sofrem esse processo.

Ela nasce de um ovinho e vira uma lagarta. A lagarta quando sai do ovo, come a casca do ovo e também muitas folhinhas verdes. Alguns dias depois, a lagarta fica parada e forma um casulo ou pupa. Um belo dia, o casulo se abre e sai uma linda borboleta com asas coloridas e lindas.

Sim toda lagarta deve virar uma borboleta. E sabia que ela passa por vários estágios? São eles, ovo, lagarta, pupa e, por fim, borboleta.

Para a lagarta se transformar em borboleta, ela passa por uma mudança anatômica (transformação em sua forma e na estrutura do seu corpo), chamada metamorfose. O processo começa quando o inseto vira pupa, período em que ele não se move e fica dentro de uma espécie de proteção.

Nos ovos encontram-se os embriões dos novos organismos que nascerão. Assim que eclodem, dos ovos surgem as larvas, também conhecidas por lagartas. No momento certo, as lagartas formam a pupa, uma espécie de casulo, também chamada de crisálida, para se transformarem em uma borboleta (imago) ao final do ciclo.

Como ocorre a metamorfose da borboleta
A vida de uma borboleta pode ser dividida em quatro estágios: ovo, larva (lagarta), pupa (ou crisálida) e adulto (imago). Os estágios imaturo e adulto são completamente distintos, o que caracteriza uma metamorfose completa.

Quando um inseto apresenta metamorfose completa, é chamado de holometábolo; quando apresenta metamorfose incompleta, é chamado de hemimetábolo. Como exemplo de metamorfose completa, podemos citar a metamorfose da borboleta.

Isso pode ser percebido nas rãs, por exemplo, que apresentam o girino na sua fase juvenil; ou ainda as borboletas, que são lagartas quando nascem. Dizemos que organismos que realizam metamorfose apresentam desenvolvimento indireto.