Como cancelar um pix errado?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.9 / 5 19 votos

Um Pix realizado não pode ser cancelado. Por determinação do Banco Central do Brasil, as instituições de pagamento não podem retirar o valor de uma conta e passar para outra, se o pagamento já foi confirmado.

Não é possível cancelar um Pix enviado por engano e o caminho mais fácil em situações como essa é negociar a devolução diretamente com quem recebeu o seu dinheiro.

7 dias

É importante ressaltar, ainda, que é um direito previsto no Código de Defesa do Consumidor desistir de uma compra em até 7 dias, tendo o reembolso integral do valor. Ou seja, caso tenha feito o pagamento de uma compra via Pix, pode conseguir seu dinheiro de volta mais facilmente.

Dessa forma, deixamos claro que não existe estorno no sistema do Pix, e esse é um dos pontos que garante a confiabilidade desse meio de pagamento, já que as transações não podem ser interrompidas ou desfeitas. Por outro lado, isso pode ser um problema caso você faça um Pix errado.

1º passo: entrar em contato com o banco o mais rápido possível e solicitar as medidas administrativas cabíveis, assim, o banco entrará em contato com o titular da conta e solicitará o estorno, (GUARDE O COMPROVANTE DE DEPÓSITO, isso é muito importante); .

​Posso contestar uma transação Pix? Caso você desconheça uma transação Pix, vá a qualquer agência CAIXA para realizar o procedimento de contestação de movimentação na sua conta.

8 - O banco terá o prazo de 10 dias úteis para oferecer resposta, e, se não o fizer, poderá responder judicialmente, sendo obrigado a realizar a devolução da quantia que foi retirada da conta do cliente pelo estelionatário. Ainda, poderá recair sobre o banco o dever de indenização por danos morais.

O Pix é uma forma de pagamento instantânea e, por isso, não há como ser cancelada. Ao realizar uma transferência, verifique se a chave digitada está correta e se os dados que aparecem são os do destinatário.

Não é possível cancelar um PIX errado, entretanto, caso você tenha feito uma movimentação destas por engano, as nossas recomendações para resolver o problema são: tentar contato com a pessoa que recebeu o valor, e falar com o seu banco.

Sempre que o consumidor sofrer prejuízos, os bancos devem ressarcir as vítimas de fraudes bancárias.