Como calcular os lados de um triângulo equilátero?

Perguntado por: lcoutinho . Última atualização: 12 de julho de 2023
4.5 / 5 9 votos

Triângulo Equilátero: Fórmula da Área Com Exemplo

  1. Exemplo:
  2. P = l + l + l.
  3. P = 3l (Leia-se: 3 vezes l)
  4. Exemplo:
  5. P = 10 + 10 + 10 = 30 cm ou P = 3 . 10 = 30 cm.

Um triângulo é equilátero quando possui todos os lados congruentes, ou seja, todos os lados têm as mesmas medidas, e cada lado mede 60º.

Em um triângulo qualquer, o quadrado da medida de um lado é igual a diferença das soma dos quadrados das medidas dos outros dois lados e o dobro do produto das medidas desses lados pelo cosseno do ângulo formado por estes lados.

De acordo com a geometria, o triângulo equilátero é uma figura plana composta por três lados e três ângulos congruentes, possuindo medidas idênticas entre os lados.

Resposta. O lado do triângulo equilátero circunscrito é L3=2r√3 e o lado do quadrado circunscrito é L4=2r .

A área do triângulo é o produto entre a base e a altura divido por 2. A área do triângulo é a medida da sua superfície, que pode ser calculada multiplicando a base pela altura e dividindo por dois, considerando qualquer triângulo.

Se todos os lados lados medem 6 cm temos portanto um triângulo Equilátero. Então, para calcular o perímetro basta você multiplicar um dos lados por 3: 3 * 6 = 18cm.

É interessante aplicar a lei dos senos quando são conhecidos dois ângulos de um triângulo e um dos lados opostos a esses ângulos. Determinar o ângulo de um triângulo por meio da lei dos senos pode ser um processo inconclusivo, pois o seno obtido pode indicar dois ângulos diferentes: um agudo e um obtuso.

Ou seja, se os catetos medem a e b e a hipotenusa mede c, então c2=a2+b2. Podemos utilizar essa relação para obter a medida de um dos lados do triângulo retângulo, supondo que os outros dois sejam conhecidos.

A fórmula da lei dos cossenos para encontrar a medida do lado a é a² = b² + c² – 2 · b · c · cosA. Logo, a lei dos cossenos determina que o quadrado de um dos lados do triângulo é igual à soma dos quadrados dos outros dois lados, menos o dobro do produto de ambos pelo cosseno do ângulo formado entre eles.

O cálculo da hipotenusa é enunciado pelo Teorema de Pitágoras, que diz: “A hipotenusa é igual à raiz quadrada da soma dos catetos ao quadrado”.

O perímetro de um triângulo equilátero é a soma de seus três lados iguais. Sendo l a medida de cada lado, temos que 3⋅l=45 cm e, portanto, l = 15 cm. Com essa informação, podemos aplicar a fórmula para a área do triângulo equilátero: Área do triângulo equilátero=l2‧√34=152‧1,7324=97,425 cm2 (aprox.)

Um triângulo é um triângulo equilátero se todos os lados possuem a mesma medida. Como consequência, nesse tipo de triângulo, os três ângulos medem 60°.

O triângulo é equilátero quando possui os três lados com as mesmas medidas. Como consequência, os três ângulos também possuem a mesma medida, que é de 60º. Existem fórmulas específicas para o cálculo de área e de altura desse triângulo, a s quais são deduzidas a partir dos três lados congruentes.