Como calcular o desvio padrão no Libreoffice?

Perguntado por: ucalixto . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.4 / 5 20 votos

DESVPAD: Retorna o desvio padrão amostral de um conjunto de valores. Exemplo: =DESVPAD(C2:C31) retornará o desvio padrão amostral de todas as idades no intervalo C2:C26. É uma tabela onde os valores da variável aparecem com suas respectivas frequências.

Como fazer o cálculo do desvio padrão no Excel?

  1. abra o programa da Microsoft;
  2. selecione os dados necessários e coloque-os em uma tabela;
  3. calcule a média com a fórmula, por exemplo, =MÉDIA(A1:A20);
  4. faça a conta do desvio padrão a partir da fórmula =DESVPAD(coloque o conjunto de dados).

Para entrar uma fórmula, no Writer, coloque o cursor no local desejado para o cálculo e pressione o símbolo de igualdade ("=") ou pressione F2, como em uma planilha convencional. Observe que surgirá uma Barra de Ferramentas com controles de cálculo. Pois bem.

Selecione a célula ou grupo de células que deseja aplicar o formato. No Excel, vá até a guia Página Inicial, grupo Número e clique no símbolo de porcentagem %. No LibreOffice Calc o símbolo da porcentagem pode ser facilmente encontrado abaixo da barra de menu, no conjunto de botões visíveis de forma nativa do sistema.

Com a utilização da função soma, basta digitar: “=SOMA(B2:B7)”. É claro que o resultado é o mesmo, mas fica muito mais fácil se utilizarmos a função SOMA. E na verdade, em vez de digitar o nome das células, após abrir o parêntese da função, pode-se utilizar o mouse para selecionar as células que irão compor a função.

O desvio padrão é uma medida que expressa o grau de dispersão de um conjunto de dados. Ou seja, o desvio padrão indica o quanto um conjunto de dados é uniforme. Quanto mais próximo de 0 for o desvio padrão, mais homogêneo são os dados.

O desvio padrão é uma medida que indica a dispersão dos dados dentro de uma amostra com relação à média. Assim, quando se calcula o desvio padrão juntamente com a média de diferentes grupos, obtém-se mais informações para avaliar e diferenciar seus comportamentos.

Atalho de teclado: Você também pode pressionar Ctrl+D para preencher a fórmula em uma coluna ou Ctrl+R para preencher a fórmula à direita em uma linha.

Para fazer cálculos ou digitar uma fórmula na planilha eletrônica Calc é preciso clicar dentro de uma célula, digitar o símbolo “=” e em seguida digitar a expressão que se deseja calcular acionando a tecla Enter para obter o resultado.

O resultado é expresso em percentagem (com os valores absolutos, falar-se-ia apenas de uma diferença) e designado por taxa de variação ou, ainda, variação em percentagem. Esta é calculada do seguinte modo: [(valor no momento posterior ÷ valor no momento anterior) - 1] × 100.

Existem três maneiras de fazer operações de subtração no Excel: diretamente, colocando os valores em uma única célula, utilizando o sinal (-) para duas ou mais células ou com a função SOMA, trabalhando com números positivos e negativos.

Para fazer o cálculo da porcentagem, é preciso dividir um valor sobre o outro para que você saiba quanto de um valor representa em relação ao outro. Por exemplo, 15 representa 25% de 60, pois 15/60 = 0,25 (0,25 x 100 = 25%).

Algumas vezes precisamos calcular a diferença entre datas de forma mais precisa, no LibreOffice podemos utilizar as funções DATADIF + CONCATENAR, a junção dessas duas funções nos entrega exatamente isso, um cálculo de datas preciso, com Anos, Dias e Meses corridos entre a data inicial e a data final.

Por exemplo: =SOMA(A2:A10) Adiciona os valores nas células A2:10. =SOMA(A2:A10;C2:C10) Adiciona os valores nas células A2:10, bem como nas células C2:C10.