Como calcular a nota final do trimestre?

Perguntado por: vpereira . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.8 / 5 12 votos

Exemplo: em uma prova teste com 60 questões o aluno acertou 48 questões, este aluno teve um rendimento de 80% das 60 questões, o que equivale a nota 8,0. Todavia, como a prova objetiva tem Peso 8, sua nota da prova objetiva será de 6,4 (8,0 x 0,8 = 6,4).

NOTA TRIMESTRAL

  1. A nota do trimestre tem peso 4 e a nota da reavaliação tem peso 6.
  2. A reavaliação é para TODOS (AS) os (as) estudantes que quiserem fazer.
  3. Após a reavaliação, o cálculo da média trimestral é o seguinte: a nota do trimestre, multiplicada por 4, é somada a nota da reavaliação multiplicada por 6.

Divida a soma das notas ponderadas pelo total de pontos possíveis. Exemplo: Trabalho 1 = 10%, Trabalho 2 = 10%, Teste 1 = 30%, Teste 2 = 30%, Participação = 20%. Suas notas: Trabalho 1= 18/20, Trabalho 2= 19/20, Teste 1= 15/20, Teste 2= 17/20, Participação = 18/20.

A outra maneira é somar todas as suas notas do ensino médio inteiro, e dividir pelo número de notas que você teve durante esse período. Ou seja, se você fez 8 disciplinas por bimestre, estudando 4 bimestres por ano, ao longo de 3 anos, você teve 96 (8*4*3) notas diferentes.

Você já sabe calcular a sua média? No caso da média trimestral, você precisa somar a sua nota do teste com a sua nota da prova e dividir por 2, obtendo assim a média do trimestre.

Primeiro some as notas dos alunos daquela turma: 9,0 + 7,0 + 5,0 + 4,0 + 4,0 = 29,0. Agora pegue esse valor e divida pelo número de alunos (5). Pronto, a nota média da turma 29/5 = 5,8.

Média Essa é a média aritmética e é calculada adicionando um grupo de números e dividindo pela contagem desses números. Por exemplo, a média de 2, 3, 3, 5, 7 e 10 é 30 dividido por 6, que é 5. Mediana O número intermediário de um grupo de números.

A média final das avaliações é calculada da seguinte forma: (AVALIAÇÃO ONLINE + AVALIAÇÃO FINAL) ÷ 2 = média final. Ao final do módulo, após o lançamento de todas as notas, caso o aluno fique de recuperação, ele deverá solicitar a avaliação de recuperação.

Em síntese, os pesos podem ir de 1 a 3. Então, é preciso multiplicar a nota de cada matéria pelo peso atribuído pela faculdade. Depois, você soma todos os resultados e divide esse valor pela soma dos pesos.

A Média Bimestral com a Recuperação Bimestral será calculada da seguinte maneira: Média Bimestral com Recuperação Bimestral = (Média Bimestral Original x 7 + ARB x 3)/10 A Média Bimestral com Recuperação Bimestral substitui a Média Bimestral Original correspondente, no cálculo da média anual.

A nota apresentada no conselho final é a média aritmética dos bimestres anteriores (soma das menções de todos os bimestres dividido pelo número de bimestres), sendo possível sua edição.

A portaria 305/2022 estabelece que os estudantes do 3º ao 9º ano do Ensino Fundamental e de todo o Ensino Médio são considerados aprovados se tiverem frequência igual ou superior a 75% do total da carga horária e se tiverem média anual igual ou superior a 6.

A média final será obtida somando a nota da terceira prova realizada ( prova final ou segunda chamada) com a média parcial e dividindo por 2.

A Média Aritmética de um conjunto de dados é obtida somando todos os valores e dividindo o valor encontrado pelo número de dados desse conjunto.

Para calcular o valor da média aritmética simples, devemos realizar o somatório de todos os elementos do rol e dividir essa soma pela quantidade de elementos.

Para peso 1, não é necessário mudar nada na sua nota. Já para peso 2 é necessário multiplicar a sua pontuação por dois. E, para peso 3, multiplicar por três. Após fazer esse processo para cada disciplina, some os resultados e divida o valor total pela soma dos valores dos pesos.