Como calcular a velocidade de um carro?

Perguntado por: sbrites3 . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.3 / 5 5 votos

Para calcular a velocidade média, precisamos saber a distância entre as cidades e tempo de duração da viagem. Por exemplo, vamos supor que um carro dirigido por uma pessoa gastou 3 horas para percorrer 240 quilômetros. A velocidade média será determinada através da divisão entre a distância e o tempo gasto na viagem.

A partir desses dados, é possível calcular a distância pela qual o objeto se deslocou através da fórmula d (distância) = v (velocidade) × t (tempo de deslocamento).

A velocidade (ou taxa, r) é uma grandeza escalar que mede a distância percorrida (d) sobre a alteração no tempo (Δt) representada pela equação r = d/Δt.

Hoje, quase todos os carros podem atingir 160 km/h e a maioria dos carros familiares já supera 190 km/h. Atualmente, é difícil ver um carro que se autodenomina esportivo que não passe pelo menos de 200 km/h.

Nos veículos atuais um sensor indutivo que fica localizado sob a caixa de mudanças,envia pulsos elétricos que são lidos pelo velocímetro, informando com precisão a velocidade.

v = Δs/Δt, onde Δs é o deslocamento e Δt é o intervalo de tempo.

Levamos cerca de quinze minutos (15 min=¼ h) a percorrer a pé, caminhando, a distância de um quilómetro (1 km). Andar a pé equivale a deslocarmo‑nos à velocidade de cerca de quatro quilómetros por hora (4 km/h)*.

Velocidade inicial: Vi = 2(d/t) - Vf
t representa o "tempo" d representa a "distância"

A aceleração (a) é a alteração na velocidade vetorial (Δv) sobre a alteração no tempo (Δt) representada pela equação a = Δv/Δt. Isto permite avaliar o quão rápido a velocidade vetorial é alterada em metros por segundos ao quadrado (m/s^2).

Para encontrar o tempo, divide-se a distância percorrida pela taxa. Por exemplo, se o Carlos está a andar de carro a 45 km/h e percorre um total de 225 km, então ele este a conduzir durante 225/45 = 5 horas.