Como calcular a medida da barriga?

Perguntado por: lfogaca . Última atualização: 12 de julho de 2023
4.9 / 5 6 votos

Para obter a circunferência abdominal, coloca-se uma fita métrica não extensível paralela ao solo, na altura do ponto médio entre a crista ilíaca e a borda inferior da última costela, com o cuidado de não virar a fita. A leitura é feita na circunferência real, isto é, a fita não deve ficar solta, nem comprimir a pele.

Para medir a sua circunferência abdominal de forma correta, a fita métrica deve ser passada no entorno do abdômen, numa posição que fica, geralmente, logo acima do umbigo mas isso deve ser feito por um profissional que padroniza as medidas e pode compará-las.

Uma medida simples e bastante reveladora é a circunferência abdominal, que é tomada com uma fita métrica em volta do abdômen. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, as medidas ideais para essa região do corpo ficam entre 102 cm para os homens e 88 para as mulheres.

Divida a cintura pelo quadril, se o resultado for maior que o. 85 (mulheres) ou 0.9 (homens), a gordura visceral está alta; Relação cintura-altura: divida sua altura pelo tamanho da cintura. Se o resultado der maior que 0.5, em homens e mulheres, é possível que você esteja acima do peso.

A medida da circunferência abdominal, que pode ser feita com uma fita métrica, é um marcador de risco, como vemos abaixo. Circunferência abdominal em mulheres: Ideal: menor que 80 cm. Risco aumentado: entre 80 cm e 88 cm.

Em geral, a altura uterina acompanha as semanas gestacionais, com margem de 3 centímetros para mais ou para menos. Dessa forma, uma gestante com 20 semanas de gravidez deve ter entre 17 cm e 23 cm de altura uterina.

É bem simples: utilizando uma fita métrica. Posicione na altura do umbigo e circule ao redor da sua cintura, assim você vai ver quantos centímetros você tem. Você pode até mesmo fazer isso em casa.

Mulheres não grávidas com cintura maior que 88 cm e homens com cintura maior que 102 cm têm mais chances de apresentar problemas de saúde, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC).

BARRIGA POCHETE
Essa barriga é aquela que fica uma flacidez muito grande pra baixo da região do umbigo (exatamente onde se coloca a pochete e por isso esse nome) e ao aplicar o auto exame é possível ver que a diástase é nessa região baixa.

“Pessoas com esse tipo de corpo, apesar de não aparentarem, podem estar com percentuais de gordura acima da média e isso pode ser um risco à saúde”, afirma a Dra. Marcella Garcez, médica nutróloga e diretora da Associação Brasileira de Nutrologia.

A relação circunferência abdominal - circunferência do quadril não pode ser maior que 1,0 nos homens e 0,85 nas mulheres. A OMS indica que pessoas de peso considerado normal, o tecido adiposo deve corresponder de 20% a 25% do peso corporal para o homem e de 15% a 20 % na mulher.

Aliar atividade física e uma boa alimentação é o conjunto perfeito para quem quer perder gordura abdominal. Alimentos integrais, não industrializados, com baixo teor de açúcar e alto teor de fibras, como vegetais e frutas, favorecem a queima da gordura abdominal.

“Alimentação inadequada, com uma quantidade exagerada de gorduras e carboidratos, falta de atividade física regular, elevados níveis de estresse, sono desregulado e consumo excessivo de bebidas alcóolicas são alguns dos itens que, somados, podem causar a gordura visceral”, conta o nutricionista.

A medida (realizada na altura do umbigo) recomendada para mulheres, é abaixo de 88cm, ou idealmente abaixo de 80 cm. Valores acima de 88 cm são um sinal forte da presença de gordura visceral. Uma má notícia, a lipoaspiração da gordura do abdômen não elimina a gordura visceral que está entre os órgãos.

Relação cintura x quadril (RCQ)
A relação cintura-quadril é calculada dividindo-se a medida da circunferência da cintura em centímetros pela medida da circunferência do quadril em centímetros. O índice de corte para risco cardiovascular é igual ou maior que 0,85 para mulheres e 0,90 para homens.

Início da medição da altura uterina
Entre a 16ª e a 20ª semana, o útero começa a se sobressair do osso pélvico, atingindo a altura do umbigo. É a partir desse período que conseguimos medir a altura uterina.