Como baixar a pressão com exercícios?

Perguntado por: ecavalcante . Última atualização: 1 de julho de 2023
4.2 / 5 19 votos

Para o fisiologista do esporte do HCor, a caminhada, corrida, natação, exercícios aeróbicos, alongamentos, bicicleta, yoga e hidroginástica são indicados para contribuir na redução da pressão sanguínea exercida sobre os vasos sanguíneos.

Caminhada, corrida, ciclismo, natação, entre outros, são ótimas opções de atividades aeróbicas que ajudam a baixar a pressão arterial — desde que realizadas em intensidade moderada. O ideal é praticar três vezes na semana, por pelo menos 30 minutos por sessão.

Em um novo estudo publicado no revista British Journal of Sports Medicine, o agachamento apoiado na parede e a prancha são indicados como as melhores alternativas para reduzir a pressão arterial.

Estímulo: massagear com pressão moderada usando o dedo indicador, fazendo movimentos de um lado para o outro. Esse ponto fica bem abaixo do lábio inferior (na região do cavanhaque). Realizar movimentos nessa região faz o fluxo energético na parte central do corpo fluir de maneira mais adequada.

A respiração lenta ou guiada requer a redução da frequência respiratória para menos de 6 a 10 respirações/ minuto durante 15-20 minutos/dia para promover redução na pressão após 8 semanas de tratamento. Esta técnica consta como adjuvante na 7º diretriz brasileira de Hipertensão Arterial.

A pressão sistólica normal vai até 120 mmHg e já é considerada elevada quando passa de 140 mmHg. No caso da pressão diastólica, a normalidade é de 80 mmHg e não é bom que ultrapasse os 90 mmHg.

  • Exercícios muito pesados ou de explosão como CrossFit;
  • Movimentos que estimulem segurar o ar, como musculação com peso muito alto.

Caminhada, corrida, ciclismo e natação são alguns exemplos interessantes. São muitos os benefícios da prática de exercícios para os pacientes com hipertensão.

A prática de exercícios físicos estimula a liberação do óxido nítrico, substância que relaxa as artérias, facilitando a circulação sanguínea e mantendo a pressão baixa. Exercícios aeróbicos, como caminhada, pular corda, subir e descer escadas são os mais indicados.

Só lembrando rapidamente: reduzir o sal, consumir mais vegetais, consumir laticínios, fazer exercícios e perder peso. Fazendo essas medidas, você vai conseguir reduzir a sua pressão arterial e talvez até consiga parar de usar medicações ou, pelo menos, usar menos remédios no seu dia a dia.

Dormir para o lado esquerdo ajuda a diminuir a pressão arterial e melhorar a circulação sanguínea durante a noite, devido ao fato de a gravidade ajudar o fluxo por meio da artéria aorta.

Atividades como meditação, yoga e acupuntura podem ser maneiras efetivas de reduzir os efeitos do estresse na saúde”, afirma o cardiologista Marcus Gaz. Além disso, exercícios físicos mais intensos, como caminhada e natação, também são importantes e eficazes para reduzir os níveis de estresse.

3. Diminuição da pressão arterial. Quem sofre de pressão alta e dorme de costas ou de bruços deveria considerar dar uma viradinha e dormir de lado. Existem bastantes evidências de que quem faz essa transição de posição para dormir consegue reduzir a pressão.

1) Beber água ajuda a manter a pressão arterial sob controle
Isso faz os vasos sanguíneos se contraírem, aumentando a velocidade com que o sangue corre pelos vasos. A pressão sobe, mas não o suficiente para causar algum prejuízo para quem sofre de pressão alta. Daí se tem o equilíbrio.

Quando está está pressão está acima acima de 140 x 90 ou 14 x 9 milímetros de mercúrio (mmHg), o individuo é considerado hipertenso, podem provocar lesões em órgãos alvos como o coração, as artérias, os rins, o cérebro e os olhos.