Como achar um registro de Estrangeiro?

Perguntado por: ecavalcanti9 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.1 / 5 6 votos

A Instituição ideal para pesquisadores imigrantes/estrangeiros é o Arquivo Nacional, que detém em seu acervo todo o registro de estrangeiros que vieram para o Brasil. Para consultá-los, acesse www.arquivonacional.gov.br.

No site da Polícia Federal você consulta o andamento da solicitação de Carteira de Estrangeiro. A pesquisa só pode ser realizada através do número do processo.

O site https://sian.an.gov.br/ é o Sistema de Informações do Arquivo Nacional (SIAN) do Brasil. O Arquivo Nacional é uma instituição responsável pela preservação e divulgação dos documentos produzidos pelo governo federal brasileiro.

Onde buscar registros de imigrantes espanhóis no Brasil
O Museu de Imigração é sempre uma ótima opção. A busca a partir do descendente pesquisador se torna mais fácil pois vai mapeando os locais de acesso mais recentes para os mais difíceis.

A Carteira de Registro Nacional Migratório será entregue na unidade de atendimento da Polícia Federal. Presencial : É necessário verificar se o documento está pronto para ser retirado.

É possível verificar a validade de uma Carteira de Registro Nacional Migratório (CRNM) ou de um Documento Provisório de Registro Nacional Migratório (DPRNM) por meio de consulta ao QR-CODE constante no verso do documento.

Uma boa maneira de descobrir se o seu antepassado se naturalizou é acessando a página do Diário Oficial da União.

Se você deseja descobrir a origem do seu sobrenome, o site do Arquivo Nacional pode ajudar. Serviços do Governo Federal armazenam bancos de dados com documentos sobre entrada de imigrantes no Brasil. A plataforma é interessante para quem tem curiosidade sobre a origem e história de seu sobrenome.

Portugueses, italianos, japoneses, alemães e árabes (sírios, turcos, egípcios, palestinos) foram os principais grupos de imigrantes que entraram no país nesse período.

Se seus antepassados alemães chegaram na região do sul, porém, a melhor ideia talvez seja procurar pelo Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul. Atualmente, o local disponibiliza cerca de 15 mil nomes e dados de imigrantes. As informações datam do período entre os anos de 1824 e 1993.

Uma terceira opção de busca para localizar algum documento é consultando o Registro Nacional de Estrangeiros – RNE, também conhecido como “Modelo 19”, que foi instituído de forma obrigatória em 1938, durante o Governo Getúlio Vargas, para todos os estrangeiros com menos de 60 anos que residiam no país.

Veja quais são os sobrenomes que podem pedir cidadania espanhola

  • Acosta;
  • Cantón;
  • Acuña;
  • Barba;
  • Godoy;
  • Noguera;
  • Pacheco;
  • entre outros.

A principal fonte sobre a chegada de imigrantes italianos no Brasil é o Arquivo Nacional, portal do governo federal onde é possível consultar informações da Entrada de Estrangeiros no Brasil.

Descrição. O Registro Nacional de Estrangeiros (RNE) é um documento que atesta a identidade de indivíduos estrangeiros com residência temporária ou permanente no Brasil.