O que é precatório de aposentadoria?

Perguntado por: amesquita . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.8 / 5 10 votos

O precatório do INSS é um direito concedido ao beneficiário do Instituto Nacional do Seguro Social que obteve decisão favorável em processo transitado em julgado, ou seja, em processo que acabou.

O precatório é pago se o valor atrasado for acima de 60 salários mínimos e pode demorar de 1 ano e meio até 2 anos para ser pago. Essa demora acontece por se tratar de uma condenação maior. Os precatórios são liberados somente uma vez a cada ano. Em 2021, os valores saíram no mês de julho.

Os segurados com direito a valores acima de 60 salários mínimos (os chamados precatórios) receberão entre julho e agosto. A maior parcela desse valor será destinada aos aposentados que venceram o INSS na Justiça.

Se você possui um precatório do INSS para receber e quer saber se será contemplado em 2023, basta consultar o site do tribunal de acordo com seu estado. TRF da 1ª Região - Atende os estados do Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins e Maranhão.

Precatórios são dívidas judiciais acima de 60 salários mínimos. O montante liberado anualmente envolve o pagamento de verba a aposentados e pensionistas da Previdência Social e também a servidores. O ofício comunicando o total a ser pago foi enviado pelo CJF aos TRFs (Tribunais Regionais Federais) no início deste mês.

R$ 79.200,00

O valor do precatório do INSS, que deve ser a partir de 60 salários mínimos (R$ 79.200,00 em 2023), varia conforme cada caso específico.

Como consultar os precatórios? As consultas podem ser feitas por meio do número do processo ou CPF do credor, no site do Tribunal Regional Federal da Região em que o processo estiver tramitando.

Ou seja, têm direito a receber um precatório todos aqueles que entraram com uma ação judicial contra o Poder Público com valor de mais de 60 salários mínimos e ganharam a causa após esgotarem todas as possibilidades de recurso.

Portal Unificado da Justiça Federal da 4ª Região TRF4 | JFRS | JFSC | JFPR

  1. Preenchimento obrigatório: CPF ou CNPJ do Beneficiário:
  2. Preencher somente um dos campos abaixo: Número: Número de registro de precatório ou RPV (10, 15. ou 20 dígitos) ...
  3. Repita as letras no campo ao lado da imagem e clique no botão "Consultar"

Precatórios são requisições de pagamento expedidas pelo Judiciário para cobrar de municípios, estados ou da União, assim como de autarquias e fundações, valores devidos após condenação judicial definitiva.

Como posso consultar a posição em que ele se encontra na lista? Na página www.tjsp.jus.br/precatorios, no item Credores do menu lateral, acesse Lista de Precatórios Disponibilizados e Pendentes de Pagamentos, que direciona para sistema eletrônico de consulta.

Pode receber precatório qualquer pessoa física ou jurídica que ganhe uma ação judicial contra o governo (ou contra outras entidades públicas, como fundações e autarquias). Para tanto, é preciso que o processo tenha trânsito em julgado – ou seja, a sentença é definitiva.

Quanto tempo leva para receber um precatório? Até 2021, a Constituição Federal determinava que todo o precatório inscrito até 1º de julho de um ano deveria ser pago até o fim do ano seguinte, devidamente corrigido. Após essa data, os precatórios somente serão pagos no ano subsequente.

Existem dois tipos de precatórios: os de natureza alimentar e os de natureza comum.