Quanto tempo demora para receber um precatório federal?

Perguntado por: lteles . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 18 votos

30 meses

Após essa data, os precatórios somente serão pagos no ano subsequente. Assim, em regra, um precatório deveria demorar de 6 a 30 meses para ser pago, dependendo da data da sua inscrição.

INSTITUCIONAL: Prazo para expedição e migração dos precatórios a pagar em 2024 termina dia 2 de abril.

O precatório federal é um título público oriundo de um processo judicial contra a União ou suas autarquias e possui trâmites próprios. Contudo, para que o título seja um precatório, ele deve ter sido julgado, não permitir recurso por parte do ente público e ter o valor superior a 60 salários mínimos vigentes.

até 60

O pagamento será realizado no prazo de até 60 (sessenta) dias, contados da data em que for recebida a RPV no tribunal. É possível acompanhar a chegada por meio da consulta existente no portal de precatórios, acessível em: http://rpvprecatorio.trf5.jus.br/.

Isso acontece porque é um direito a ser recebido que influencia o sustento pessoal ou de uma família. Os precatórios de natureza comum, que são os que não estão na lista anterior, se relacionam a dados materiais e morais, desapropriações, e ações relacionadas com tributos, por exemplo.

Na página www.tjsp.jus.br/precatorios, no item Credores do menu lateral, acesse Lista de Precatórios Disponibilizados e Pendentes de Pagamentos, que direciona para sistema eletrônico de consulta.

Precatórios são dívidas judiciais acima de 60 salários mínimos. O montante liberado anualmente envolve o pagamento de verba a aposentados e pensionistas da Previdência Social e também a servidores. O ofício comunicando o total a ser pago foi enviado pelo CJF aos TRFs (Tribunais Regionais Federais) no início deste mês.

O teto para uma requisição de pequeno valor se transformar em um precatório é: 30 salários mínimos para os municípios. 40 salários mínimos para os Estados. 60 salários mínimos para a União.

É preciso levar uma procuração, que recebe o nome de ad judicia, com vínculo à conta que será sacada. Ela precisa ser acompanhada de certidão do cartório, com emissão há, no máximo, 30 dias. Sua função é atestar que o advogado atuou no processo durante a liberação do precatório.

Após o pagamento de todos os precatórios alimentares preferenciais, são feitos os pagamentos dos demais precatórios alimentares e somente depois é que são feitos os pagamentos dos precatórios comuns.