Como a literatura influência na vida?

Perguntado por: dcalixto . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.7 / 5 9 votos

A literatura está presente em nosso cotidiano há séculos, e a partir dela podemos estudar como as pessoas viviam em outros tempos. Por meio dos livros, é possível testemunhar como era viver em períodos de guerras, regimes ditatoriais e transformações sociais que mudaram a forma como conhecemos o mundo hoje em dia.

A importância social da literatura é muito maior do que apenas entretenimento, ela pode trazer catarse, nos ajudar a entender a realidade e, também, melhorar nossa cognição.

Sua principal característica é retratar a vida, trazendo situações e despertando sentimentos que são comuns a todo ser humano. Ao construir essas realidades, a literatura tem um importante papel formador, possibilitando que estudantes trabalhem diversas habilidades, como interpretação e senso crítico.

Desse modo, a literatura é uma forma de nos ajudar a pensar sobre o nosso próprio mundo e sobre a nossa realidade a partir do olhar de outro. Nesse sentido, a literatura colabora para desenvolver um pensamento atento sobre nós mesmos e sobre o que nos cerca.

Algumas funções sociais da Literatura são: emocionar, divertir, fazer pensar, mostrar a realidade. O texto não literário, ao contrário do literário, possui uma função utilitária e caráter objetivo e por isso possui um “prazo de validade”. Os gêneros literários são: narrativo, lírico e dramático.

A leitura tem por finalidade levar a outros mundos possíveis, seja através da literatura ou das revistas e livros. Poder nos entreter ao mesmo tempo em que favorece a reflexão sobre a realidade ou a fuga de dificuldade que enfrentamos em nosso cotidiano. Além disso, desperta sonhos, curiosidades e ativa a criatividade.

Esses diferentes objetivos são chamados de funções da literatura. Os estudiosos da área costumam dividir as funções em cinco grupos — catártica, estética, cognitiva, político-social e lúdica.

A leitura estimula o raciocínio, melhora o vocabulário, aprimora a capacidade interpretativa, além de proporcionar ao leitor um conhecimento amplo e diversificado sobre vários assuntos. Ler desenvolve a criatividade, a imaginação, a comunicação, o senso crítico, e amplia a habilidade na escrita.

Após as leituras realizadas percebe-se que a literatura contribui muito para a formação do cidadão pois instiga a criança a pensar criticamente, expor opiniões, realizar comparações entre a leitura e a realidade vivida.

RESUMO: A experiência com o texto literário pode não apenas tocar emocionalmente o leitor, como também favorecer um pensamento crítico acerca de questões éticas, políticas, sociais e ideológicas, além de levar a uma análise das estratégias linguísticas de construção desse texto.

Por ter participação ativa na construção de habilidades sociais, a literatura contribui para moldar a personalidade de cada pessoa a partir de estímulos, histórias e pensamentos diversos.

Por meio da linguagem literária, é possível ampliar a capacidade de compreender o universo, visto que estamos cercados de novas linguagens. O indivíduo não precisa apenas saber ler textos literários, mas compreender e dar significados a esses textos.

O ato de ler livros de literatura transforma as crianças em pessoas autônomas, capazes de fazer reflexões e elaborar diálogos complexos, porém, para que a criança leia e escreva por vontade própria, deve sentir a necessidade.

ela também exerce grande influência na história cultural, social, política e econômica de todos, pois é de forte contribuição ao desenvolvimento da sociedade, refletindo sobre os valores vigentes, indagando a respeito de questões sociais, de relações humanas e de conflitos oriundos desta.

A Literatura é uma arte produzida com palavras. Sua definição específica depende de questões diversas, tais quais de ordem social, histórica, cultural etc. A Literatura tem papel fundamental na construção do homem enquanto sujeito e cidadão.

Ler estimula o raciocínio, ativa o cérebro, aumenta a imaginação, melhora o vocabulário, desenvolve o pensamento crítico, combate o estresse, dá um gás motivacional, amplia criatividade, estimula a capacidade de concentração e o leitor transforma a sua escrita.