Porque é importante estudar a literatura?

Perguntado por: elancastre . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.9 / 5 8 votos

Por meio da literatura, o aluno pode trabalhar sua individualidade e compreender melhor seus sentimentos, além de entender seu espaço na sociedade, formar opiniões críticas e refletir sobre a realidade do mundo e sociedade.

O ensino de literatura proporciona ao aluno estar no mundo atual e ao mesmo tempo conhecer o processo civilizatório, viajar na história, apropriar-se de conceitos universais, entender a importância da cultura e da transmissão de valores através dos séculos. Dentro dos livros, viajamos e entendemos a vida!

As obras literárias são resultado de um conjunto de fatores: as experiências do autor, sua personalidade, seu universo interior, sua relação com a sociedade e as pessoas que o circundam, suas ideias. Toda essa dinâmica pode ser absorvida por um leitor atento.

A disciplina literatura que se estuda na escola trata dos textos produzidos por escritores de períodos diversos da história da humanidade.

A Literatura é considerada um bem cultural cujo acesso contribui para o desenvolvimento da educação estética, da sensibilidade, da concentração, dos aspectos cognitivos e linguísticos, do exercício da imaginação, além, de favorecer o acesso aos diferentes saberes sobre a cultura de povos e lugares desconhecidos,seja do ...

A literatura brasileira é importante porque ela reflete e documenta a cultura e história do país. Ela também é um meio de expressão artística e pode ser usada para transmitir mensagens políticas e sociais. Além disso, a literatura brasileira é um importante veículo para a preservação da língua portuguesa.

Sua principal característica é retratar a vida, trazendo situações e despertando sentimentos que são comuns a todo ser humano. Ao construir essas realidades, a literatura tem um importante papel formador, possibilitando que estudantes trabalhem diversas habilidades, como interpretação e senso crítico.

Por meio da linguagem literária, é possível ampliar a capacidade de compreender o universo, visto que estamos cercados de novas linguagens. O indivíduo não precisa apenas saber ler textos literários, mas compreender e dar significados a esses textos.

Esses diferentes objetivos são chamados de funções da literatura. Os estudiosos da área costumam dividir as funções em cinco grupos — catártica, estética, cognitiva, político-social e lúdica.

Na prática, isso significa pensar e questionar desde o contexto histórico em que um livro foi escrito até a biografia de quem o escreveu, passando pelas mais diversas características de forma e estilo do próprio texto, ou ainda pelas teorias literárias que se constituem a partir de um conjunto de textos.

Trata-se da reunião de textos de professores, críticos e escritores que atuam em sala de aula, que apontam para as potencialidades do texto literário e seus efeitos possíveis junto aos estudantes.

Ler estimula o raciocínio, ativa o cérebro, aumenta a imaginação, melhora o vocabulário, desenvolve o pensamento crítico, combate o estresse, dá um gás motivacional, amplia criatividade, estimula a capacidade de concentração e o leitor transforma a sua escrita.

A leitura tem por finalidade levar a outros mundos possíveis, seja através da literatura ou das revistas e livros. Poder nos entreter ao mesmo tempo em que favorece a reflexão sobre a realidade ou a fuga de dificuldade que enfrentamos em nosso cotidiano. Além disso, desperta sonhos, curiosidades e ativa a criatividade.

Um texto literário é marcado pela função poética da linguagem, ou seja, pela seleção e combinação das palavras com ideia de privilegiar ritmo, sonoridade, beleza, criatividade, entre outros. A literatura não tem compromisso com a realidade, e sim com a recriação dela.

Contribuição da literatura brasileira
Além disso, o livro literário consegue transmitir características culturais de forma autêntica. Por exemplo, ao ler uma obra que tem como cenário o sertão, a linguagem e as descrições de ambiente irão te transportar para lá.