Por que a literatura é considerada a arte das palavras?

Perguntado por: iribeiro . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 6 votos

A arte literária está relacionada com a leitura e análise de textos verbais e, por isso, é considerada como sendo a arte construída pelas palavras. A leitura de textos, ficcionais ou não, provoca diferentes efeitos de sentido nos leitores/ouvintes e permite sair do mundo real e alcançar o mundo da fantasia.

A literatura é a arte da palavra e faz da palavra o seu principal objeto, concedendo-lhe outras possibilidades, retirando-lhe do seu lugar habitual e transpondo-a para um universo onde apenas homens e mulheres dotados de subjetividade podem percebê-la.

A literatura e a arte são importantes porque oferecem uma forma de expressão para as pessoas, permitindo que elas explorem suas emoções e sentimentos. Além disso, elas nos ajudam a aprender sobre o mundo ao nosso redor, bem como nos ensinam sobre o passado e o presente.

Dentre os muitos significados de arte, podemos destacar estes que aparecem no dicionário on-line da Porto Editora: expressão de um ideal estético através de uma atividade criativa; conjunto das atividades humanas que visam essa expressão; criação de obras artísticas (…)

Literatura
Abrange diversos estilos como drama, ficção, crônica, romance, poesia, história, entre outros. Estes estilos podem pertencer a três diferentes gêneros: narrativo, dramático e lírico.

A arte é uma forma de expressão que transcende a linguagem verbal, permitindo-nos explorar e comunicar pensamentos, emoções e ideias complexas de maneira visual, auditiva ou até mesmo tátil.

Significado de Literário
adjetivo Relativo à literatura: jornal literário. Meios literários, ambiente daqueles que cultivam a literatura.

Sua função social permite o gosto pelas artes, cultura e conhecimento de si mesmo, pois tem o poder de expressar os sentimentos mais especiais do homem, merecendo, desta forma, a importância e os valores sociais enquanto manifestação artística.

O hábito da leitura faz com que as pessoas desenvolvam e ampliem a imaginação, a criatividade, o vocabulário, a interpretação do mundo e a vivência de experiências, o que contribui sobremaneira para a formação.

A importância social da literatura é muito maior do que apenas entretenimento, ela pode trazer catarse, nos ajudar a entender a realidade e, também, melhorar nossa cognição. Neste artigo, vamos conversar sobre como a literatura pode afetar a sociedade e como pode inspirar as novas gerações.

O resultado foi descobrir que a literatura é acompanhada de quatro funções essenciais, a saber: a catártica, a estética, a cognitiva e a político-social.

A Literatura é uma forma de arte. As representações artísticas tiveram início quando os seres humanos registraram desenhos e escritas rupestres nas paredes das cavernas para criar representações do mundo e da própria vida.

É completamente direta a relação entre Arte e Literatura, basta constatarmos que a Literatura é uma das diversas formas de Arte e de Expressão Artística, a exemplo do Teatro, da Música, da Dança e por aí vai.

A linguagem literária é caracterizada por elementos como subjetividade, conotação, ficcionalidade e ausência de função utilitária. Desse modo, ela se opõe à linguagem não literária, isto é, objetiva, denotativa, não ficcional e com função utilitária.

Dúbia, a literatura provoca no leitor um efeito duplo: aciona sua fantasia, colocando frente a frente dois imaginários e dois tipos de vivência interior; mas suscita um posicionamento intelectual, uma vez que o mundo representado no texto, mesmo afastado no tempo ou diferenciado enquanto invenção produz uma modalidade ...

Patronos das Escolas Municipais - José de Alencar, fundador da literatura brasileira. O nome da E.M. José de Alencar (2ª CRE), em Laranjeiras, homenageia o escritor que deu início a uma literatura genuinamente brasileira.