Como a abelha se comunica?

Perguntado por: aqueiroz . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.8 / 5 13 votos

As abelhas se comunicam através de toques, movimentos, sons e cheiros. Por exemplo, quando uma abelha quer informar às suas companheiras de colmeia sobre uma fonte rica em néctar ou pólen encontrada nas proximidades da colmeia, ela inicia uma dança circular.

A dança das abelhas é um importante meio de comunicação. Assim as operárias podem informar a distância e a localização exata de uma fonte de alimento. A dança das abelhas é um importante meio de comunicação.

As cobras, os coelhos e os cavalos, por exemplo, se comunicam preferencialmente pelo toque. Já as formigas e as abelhas podem se comunicar pelo toque, pelo cheiro e também pelos movimentos.

A comunicação entre as espécies de abelhas do gênero Apis envolvem sons e danças ou animações rítmicas, onde elas utilizam para localizar os alimentos, locais de nidificação (abrigos), presença de predadores, atração sexual, agregação, abandono ou enxameação da colônia, entre outros que ainda não foram pesquisados.

Na dança do requebrado ou em oito, a abelha percorre um trecho reto do favo “requebrando-se” e depois volta ao início desse trecho num trajeto de semicírculo. Em seguida, percorre de novo o mesmo trecho reto e volta em outro semicírculo, mas desta vez pelo lado oposto.

As duas antenas na região frontal mediana da cabeça capta cheiros(olfato), ouve sons e vibrações(audição) e tem função tátil, de sentir superfícies(tato) por exemplo. As cavidades olfativas existem em maior número nos zangões que, quando comparados com as operárias e rainhas.

No abdômen também se localiza o coração (sistema circulatório) formado por vasos, pelos quais circula o sangue das abelhas, chamado hemolinfa, que não tem função respiratória.

As abelhas fazem barulho por conta da alta velocidade em que batem as asas, fazendo ruído em contato com o ar. Esse som chega a nossos ouvidos como zumbidos. Mas este não é um fenômeno específico desse tipo de inseto, sendo que bichos como mosquitos, moscas e besouros também emitem barulho por causa das asas.

Se uma rainha morre de repente, as operárias irão tentar criar uma "rainha de emergência" selecionando algumas células das quais a larva tenha acabado de sair e preenchem com geléia real. As operárias então, constroem uma célula especial (feita exclusivamente para abrigar a rainha) improvisada.

As abelhas vedam frestas no ninho com própolis, o que evita a entrada de predadores ou de microrganismos, como fungos ou bactérias. Algumas espécies de abelhas sem ferrão se defendem de invasores grudando bolinhas de própolis, em uma forma bem pegajosa, limitando os movimentos e podendo levar os agressores à morte.

A comunicação nas abelhas, não sendo vocal, mas gestual, efetua-se necessariamente em condições que permitem percepção visual, sob a luz do dia; não pode ocorrer na obscuridade. A linguagem humana não conhece essa limitação. Uma diferença capital aparece também na situação em que se dá a comunicação.

As abelhas têm cinco olhos. Dois deles ficam nas laterais da cabeça e são compostos, isto é, formados por milhares de pequenas unidades individuais chamadas de omatídeos.

Direção da luz polarizada - Quando o céu está nublado e a abelha não pode ver o sol diretamente, ele consegue saber a sua posição em relação ao sol e ao ninho utilizando-se da luz do sol polarizada.

A dança circular é realizada se o recurso está perto da colmeia; a dança de transição é executada quando o recurso está a uma distância superior a 30 metros da colmeia.