Quem é o líder das abelhas?

Perguntado por: atorres . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.6 / 5 15 votos

A rainha, como o próprio nome diz, é quem manda em uma colônia. É ela quem continuamente põe ovos, garantindo o nascimento das operárias, machos e rainhas virgens (princesas). A líder também controla a produção de novas abelhas de cada sexo ou casta, de acordo com a necessidade da colônia.

A função da rainha na colmeia é reprodutiva, ela passa a vida na colmeia colocando ovos que se transformarão nas futuras abelhas operárias, zangões ou novas rainhas.

As abelhas vivem em colônias organizadas onde os indivíduos se dividem em castas, com funções bem definidas, executadas visando à sobrevivência e à manutenção do enxame. Em uma colônia em condições normais, há uma rainha, cerca de 5.000 a 100.000 operárias e de 0 a 400 zangões.

O zangão é a abelha do sexo masculino. Eles não têm ferrão ou outro tipo de ferramenta de defesa. Não coletam alimentos ou defendem o ninho, portanto sua única função é fecundar a rainha.

Caso a rainha-mãe morra, ela será liberada para suceder o trono. Já as abelhas do gênero Melipona, como a Mandaçaia e a Uruçu, possuem uma estratégia que ainda não é totalmente compreendida pelos biólogos: elas produzem novas rainhas todos os dias.

Além de Doca, o traficante Wilton Quintanilha, o Abelha, integrante da cúpula da facção, são apontados pela Polícia Civil como coordenadores da expansão. Ambos são foragidos e não possuem advogados cadastrados. A expansão da maior quadrilha do tráfico do Rio contou com a saída de Abelha da prisão, em julho de 2021.

Preço de venda: Abelha rainha fecundada, acondicionada em gaiola de transporte: R$ 38,00.

Se uma rainha morre de repente, as operárias irão tentar criar uma "rainha de emergência" selecionando algumas células das quais a larva tenha acabado de sair e preenchem com geléia real. As operárias então, constroem uma célula especial (feita exclusivamente para abrigar a rainha) improvisada.

Vivem de 80 a 90 dias e dependem única e exclusivamente das abelhas operárias para sobreviver: são alimentados por elas, e por elas expulsos da colméia nos períodos de falta de alimento – normalmente no outono e no inverno – morrendo de fome ou frio.

Mais ainda: o ferrão está ligado a órgãos internos da operária. Ao voar para longe, ela perde parte de seu intestino e alguns músculos e nervos. Como consequência, morre pouco tempo depois. As abelhas-rainha, vespas, marimbondos e mamangavas podem picar várias vezes porque não perdem o ferrão.

Realizam a defesa da colmeia. Nessa fase, as operárias apresentam os órgãos de defesa bem desenvolvidos, com grande acúmulo de veneno. Da mesma forma, participam do controle da temperatura na colmeia. Realizam a coleta de néctar, pólen, resinas e água, quando são denominadas campeiras.

Os machos são expulsos da colônia por volta de 10 dias de vida e vivem cerca de três semanas no ambiente, mas, caso encontrem uma rainha, morrem logo após a cópula. Já as rainhas podem viver de dois a quatro anos, o que geralmente depende de seu desempenho na postura de ovos.