Quem é abelha na Bíblia?

Perguntado por: ipilar . Última atualização: 20 de julho de 2023
3.9 / 5 7 votos

No Novo Testamento, a abelha simboliza Jesus pela doçura do mel. Mas também ela pode representar a cooperação, e é importante que trabalhemos juntos para fazer a vontade de Deus.

Para o xamanismo, a abelha como animal de poder, representa a comunicação, cooperação, disciplina e ordem. São seres que trabalham duro pelo que acreditam e tem um enorme senso de comunidade. Sonhar com abelhas tem um significado bom, de sorte e sucesso na vida. Indica que seus caminhos irão se abrir.

Salmos 118:12 NVT.

Débora provém do hebraico Dᵉbôwrâh (דְּבֹּורָה) e significa literalmente “abelha”.

O termo abelha-rainha ou abelha-mestra é comumente utilizado para se referir a uma abelha adulta e fértil, sendo ela, normalmente, mãe de todas as outras abelhas da colmeia.

A abelha carrega diversos significados dentro do cristianismo, como a representação do bem (produção do mel) e do mal (uso do ferrão). Da mesma forma, podem simbolizar Jesus Cristo pela doçura e misericórdia (associação ao mel) e à justiça (ferrão).

A abelha simboliza abundância, desenvolvimento, ordem, diligência, lealdade, cooperação e nobreza. Está associada à fertilidade, à biodiversidade e à riqueza, já que é um inseto promotor da vida em nosso planeta, como agente da preservação da natureza.

As abelhas, apesar de possuírem uma vida breve (de 6 a 20 semanas), nos ensinam como contribuir com as gerações futuras, já que se dedicam integralmente para a produção de mel das próximas gerações. Nos enganamos ao pensar que só as mentes brilhantes contribuem para um amanhã melhor.

Traças da cera
São o pior inimigo das abelhas, causando grandes estragos às colmeias. Podem provocar, inclusive, o abandono da colmeia pelas abelhas, quando a infestação é maior. Recomenda-se inspecioná-las regularmente para que seja possível eliminar as primeiras traças que aparecerem.

Na Bíblia Sagrada, o mel é mencionado 61 vezes e seu significado é frequentemente associado à prosperidade e abundância. ”Uma terra que mana leite e mel", versículo que aparece 40 vezes na Bíblia é, talvez, o versículo mais conhecido e usado para descrever a Terra Santa.