Saúde

Quem tem mioma pode menstruar

A grande maioria dos miomas não provoca sintomas, porém, alguns provocam aumento do fluxo menstrual, muitas vezes com coágulos, podendo resultar em anemia. Outro sintoma importante é o aumento do volume abdominal.

... Ler mais

Porque o mioma cresce a barriga

Quando os miomas atingem volumes muito grandes a mulher pode sim perceber um aumento do volume abdominal mas isto raramente acontece. Nesta situação o útero aumentado pode empurrar outros órgãos como a bexiga e o intestino e causar sintomas como aumento da frequência e dor para urinar e alteração do hábito intestinal.

... Ler mais

Qual o tipo de mioma que é mais perigoso

Mioma submucoso: ele fica dentro do útero e é o mioma mais perigoso à fertilidade, pois pode ocupar a cavidade uterina, onde o embrião se fixa para dar início à gestação, e deformá-la.

... Ler mais

Qual o tamanho do mioma que precisa de cirurgia

O tratamento da paciente dependerá da localização, do tamanho e da quantidade de miomas. No caso de infertilidade, apenas os miomas que se projetam para dentro da cavidade uterina (submucosos) ou os miomas maiores de 4-5 cm de diâmetro devem ser avaliados para uma cirurgia.

... Ler mais

O que faz o mioma sangrar

Como explanado acima, o sangramento vaginal aumentado está relacionado principalmente com a alteração anatômica que o mioma provoca. Quanto maior o útero, maior o risco de sangramento. Quanto mais interno, próximo da cavidade, maior o risco também.

... Ler mais

É possível detectar o câncer pelo hemograma completo

Não existe nenhum exame de sangue para detectar câncer no corpo inteiro. O que existe, além do hemograma completo, são exames de sangue específicos, que ajudam no rastreamento de determinados tipos de neoplasias.

... Ler mais

O que altera no exame de sangue quando tem linfoma

Exames bioquímicos são realizados para verificar o funcionamento das funções renal e hepática. Se o linfoma foi diagnosticado, o nível de lactato desidrogenase (LDH) pode ser verificado. Os níveis de LDH estão geralmente aumentados em pacientes com linfomas.

... Ler mais

Quem tem linfoma precisa fazer quimioterapia

A quimioterapia é o principal tratamento para a maioria das pessoas com linfoma não Hodgkin. Dependendo do tipo e do estadiamento do linfoma, a quimioterapia pode ser usada sozinha ou combinada com outros tratamentos, como imunoterapia ou radioterapia.

... Ler mais

Quais as sequelas do linfoma

“Esses pacientes podem ter tanto perda da força do coração, do músculo cardíaco, quanto podem, por inflamação das coronárias, ter um risco maior de eventos isquêmicos. Ou seja, ter um infarto ou uma angina mais precocemente”, explica o Dr. Perini.

... Ler mais

Quem tem linfoma pode operar

Para tratar os linfomas, não! Ou seja, não é possível “operar o linfoma”. A cirurgia só será indicada no momento da biópsia, quando um pedacinho do linfonodo aumentado será retirado para confirmar se o paciente tem mesmo este tipo de câncer e, se sim, qual o seu subtipo.

... Ler mais

Quais são as doenças que afetam o sistema linfático

As doenças mais comuns do sistema linfático são o aumento dos gânglios linfáticos (conhecido como linfadenopatia), inchaço devido ao bloqueio linfonodal (também chamado de linfedema) e cânceres envolvendo o sistema linfático.

... Ler mais

O que acontece quando o sistema linfático não está funcionando

Se seu sistema linfático não está funcionando corretamente, você pode notar o acúmulo de líquido nos membros, como inchaço. Você verá o inchaço durante o dia, que pode melhorar à noite. Ao longo do tempo, o líquido pode não ir embora à noite e você pode ver as alterações na pele da região.

... Ler mais

O que quer dizer a palavra linfático

adjetivo Relativo à linfa. Diz-se do aparelho circulatório que contém a linfa circulante nos vasos linfáticos e os gânglios respectivos. adjetivo, substantivo masculino Acometido de linfatismo.

... Ler mais

Quando um linfonodo pode ser câncer

Mas, existem algumas características que diferenciam um aumento benigno de um maligno. Sintomas de câncer nos linfonodos: linfonodos muito endurecidos, aderentes a outros locais, não causam dor, tem superfície irregular, mais de 2 cm e crescem ainda mais de tamanho ou aparecem outros “caroços” pelo corpo.

... Ler mais

Quando o linfonodo dói

Se o linfonodo estiver dolorido ou expelindo pus ou outra substância, deve-se consultar um médico imediatamente. Alguém deve telefonar para o médico da pessoa. O médico decidirá sobre a urgência da consulta com base na presença de sinais de alerta e de outros sintomas.

... Ler mais

Qual a idade da leucemia

A leucemia pode ser diagnosticada em qualquer idade, de crianças a idosos, e origina-se na medula óssea, local onde são fabricadas as células sanguíneas e que dão origem aos glóbulos brancos, aos glóbulos vermelhos e às plaquetas.

... Ler mais

Qual a melhor fruta para quem tem leucemia

No caso do abacate, este é uma excelente fonte de fibra, que também é rica em gorduras mono e poli-insaturadas (gorduras boas). Estes ajudam a reduzir o risco de doenças cardíacas e reduzir o colesterol.

... Ler mais

O que causa o câncer no sangue

Os principais fatores de risco relacionados ao desenvolvimento do câncer são: atividade física, tabagismo, alimentação, peso corporal, hábitos sexuais, fatores ocupacionais, bebidas alcoólicas, exposição solar, radiações e medicamentos.

... Ler mais

Qual o tipo de leucemia que é mais grave

A leucemia mieloide aguda (LMA) é o tipo mais comum e mais agressivo da doença. Conforme a medula óssea é atacada pelas células doentes, a pessoa costuma ter alterações no corpo que evoluem com bastante velocidade. Por isso, o quanto antes for diagnosticada a doença, maiores as chances de cura.

... Ler mais

Quem tem leucemia tem que ficar internado

Um paciente com tratamento quimioterápico permanece, no mínimo, dois dias internados”, ressalta. Mas, segundo ele, há também pacientes que permanecem mais tempo internados, quando da necessidade de investigação, diagnóstico e tratamento da doença.

... Ler mais