Português

O que é sujeito

Em análise sintática, o sujeito é um dos termos essenciais da oração, geralmente responsável por realizar ou sofrer uma ação ou estado. Ele é o termo com qual o verbo concorda. Na língua portuguesa, o sujeito guia a terminação verbal em número e pessoa e é marcado pelo caso reto quando são usados os pronomes pessoais.

... Ler mais

O que é tese

Dissertação é uma modalidade de redação ou composição, escrita em prosa ou apresentada de forma oral, sobre um tema sobre o qual se devem apresentar e discutir argumentos, provas, exemplos etc.

... Ler mais

O que é um adjetivo

Adjetivo é toda palavra que se refere a um substantivo indicando-lhe um atributo. Flexionam-se em gênero, número e/ou grau. Sua função gramatical pode ser comparada com a do advérbio em relação aos verbos, aos adjetivos e a outros advérbios. Exemplos O pássaro é lindo A mulher é bonita A mãe é inteligente

... Ler mais

O que é versos

Verso, também conhecido popularmente como pé, é cada uma das linhas que constituem uma estrofe num poema. Num sentido mais amplo, pode ser o termo genérico para composições literárias metrificadas, tais como uma estrofe.

... Ler mais

O que é vocativo

O caso vocativo é um caso gramatical, usado no vocativo. É uma referência à 2ª pessoa, um apelo, um chamado, e é usado para o nome que identifica a pessoa a quem se dirige e/ou ocasionalmente os determinantes de tal nome.

... Ler mais

O que e proparoxitonas

Classifica-se uma palavra como proparoxítona ou esdrúxula quando tem o acento predominante, a sílaba tônica, na antepenúltima sílaba.

... Ler mais

O que são substantivos

O substantivo ou nome é uma classe de palavras variáveis com que se designam ou se nomeiam os seres. O substantivo é a palavra que serve, de modo primário, de núcleo de sujeito, de objeto direto, de objeto indireto e do agente da passiva.

... Ler mais

O que é antônimo

Antónimo ou antônimo é a palavra cujo significado seja contrário, oposto ou inverso ao de outra. O emprego de antónimos na construção de frases é um dos recursos estilísticos que conferem ao trecho empregado uma forma mais erudita ou que chame atenção do leitor ou do ouvinte.

... Ler mais

O que é consoante

Em fonética, consoante é qualquer fonema caracterizado por alguma obstrução ou constrição em um ou mais pontos do tracto vocal.

... Ler mais

O que é crase

Crase é um dos metaplasmos por supressão de fonemas a que as palavras podem estar sujeitas à medida que uma língua evolui. Neste caso, há a fusão de dois fonemas vocálicos idênticos e seguidos em um só. Exemplos: {2} door > dor noo > nó seer > ser veer > ver No português atual:

... Ler mais

O que é eufemismo

Eufemismo é uma figura de linguagem que emprega termos mais agradáveis para suavizar uma expressão. Expressões populares têm um caráter cômico, o que pode atender em parte a do eufemismo. Situações de grande impacto, como a morte, beira o grotesco e a função dessa figura de linguagem se perde.

... Ler mais

O que é intertextualidade

Intertextualidade é a formação do significado de um texto por outro texto, seja por meio de estratégias deliberadas de composição como citação, alusão, calque, plágio, tradução, pastiche ou paródia, ou por interconexões entre obras semelhantes ou relacionadas percebidas por um público ou leitor do texto.

... Ler mais

O que é morfologia

A morfologia trata de um modo geral do estudo da estrutura e formação das palavras. Ao estudar morfologia, estudamos a formação de palavras através de elementos morfológicos, que são as unidades que formam uma palavra.

... Ler mais

O que é onomatopeia

Onomatopeia ou mimologia, é uma figura de linguagem na qual se reproduz um som por meio de fonemas. A forma adjetiva é onomatopeico ou onomatopaico. Ruídos, gritos, sons de animais, sons da natureza, barulho de máquinas, o timbre da voz humana fazem parte do universo das onomatopeias.

... Ler mais

O que é oxítona

Classifica-se como oxítona ou aguda quando há uma palavra que tenha o acento tônico na última sílaba. São acentuadas graficamente as oxítonas terminadas em: a/as, e/es, o/os, e em/ens. As palavras oxítonas terminadas em i/is e u/us somente são acentuadas se estiverem precedidas de outras vogais.

... Ler mais

O que é paroxítona

Classificam-se como paroxítonas ou graves as palavras cujo acento tônico encontra-se na sua penúltima sílaba. Também são chamadas de palavras graves. A acentuação gráfica em palavras paroxítonas segue as seguintes regras:

... Ler mais

O que é um texto dissertativo

Dissertação é uma modalidade de redação ou composição, escrita em prosa ou apresentada de forma oral, sobre um tema sobre o qual se devem apresentar e discutir argumentos, provas, exemplos etc.

... Ler mais

O que é um verbo

Verbo é a classe gramatical de palavras que normalmente têm significado de ação, estado, mudança de estado ou fenômeno da natureza, e que variam em relação ao tempo. Exemplos: Ele plantou milho em sua fazenda. A professora está satisfeita. A aluna virou professora. Amanhã choverá em minha cidade.

... Ler mais

O que é uma fábula

As fábulas são composições literárias curtas, escritas em prosa ou versos em que os personagens são animais que apresentam características humanas, muito presente na literatura infantil.

... Ler mais

O que é uma resenha

Uma resenha é uma avaliação de uma publicação, produto, serviço ou empresa ou uma visão crítica sobre assuntos atuais na literatura, política ou cultura. Além de uma avaliação crítica, o autor da resenha pode atribuir ao trabalho uma classificação para indicar seu mérito relativo.

... Ler mais