Conhecimento Geral

O que podemos fazer para evitar o genocídio

Dentre as medidas preventivas apresentadas, pode-se citar a criação de instituições que promovam a integração racial, étnica e religiosa, a proibição dos discursos de ódio, o banimento de líderes que incitem o genocídio e o papel da Organização das Nações Unidas em conduzir as devidas investigações de violações de ...

... Ler mais

O que é genocídio no direito penal

O crime de genocídio implica a prática de atos intencionais destinados à destruição, total ou parcial, de um grupo nacional, étnico, rácico ou religioso. 1.

... Ler mais

Qual é a origem da palavra genocida

Foi criada pelo advogado Raphael Lemkin (1900-1959), judeu polonês, para conceituar os abusos sofridos pelas vítimas do governo nazista. Vem da junção de genos, palavra grega que significa tribo, com cide, expressão latina para ”matar”.

... Ler mais

Qual a diferença de genocídio e etnocídio

extermínio de um grupo étnico-racial, o termo etnocídio acena não para a destruição física dos homens, como o genocídio, e sim para a destruição de sua cultura. O etnocídio, portanto, é a destruição sistemática de modos de vida e de pensamento de pessoas diferentes daquelas que conduzem a empresa da destruição.

... Ler mais

O que é genocídio e etnocídio

O termo etnocídio passou a ser utilizado nos estudos mais recentes de antropologia para indicar a ação de “matar” uma cultura. Enquanto o genocídio é a morte sistemática de grupos, o etnocídio (que pode, inclusive, acompanhar o genocídio) é a morte dos elementos culturais, que são esquecidos, proibidos ou sufocados.

... Ler mais

O que é genocida Wikipédia

Foi criado como um conceito específico para designar crimes que têm como objetivo a eliminação da existência física de grupos nacionais, étnicos, raciais e/ou religiosos.

... Ler mais

Qual é a pena para genocídio

Associarem-se mais de três pessoas para a prática de genocídio: Pena: reclusão, de cinco a quinze anos. Art. 16. Incitar, direta e publicamente, à prática de genocídio: Pena: reclusão, de cinco a quinze anos.

... Ler mais

Quais são os crimes contra a humanidade

O Estatuto de Roma foi a base para a criação do Tribunal Penal Internacional, tribunal que julga crimes contra a humanidade. Entre os crimes contra a humanidade estão homicídio, extermínio, tortura, escravidão, apartheid, violência sexual, entre outros.

... Ler mais

Porque se chama Holocausto Brasileiro

Calcula-se que cerca de 60 mil brasileiros morreram, ou foram mortos sob tortura, choques intensos e banhos gelados. O nome holocausto se deu, pois a instituição de saúde poderia ser comparada aos campos de concentração e extermínio.

... Ler mais

Quais foram as consequências do Holocausto para a humanidade

Uma das principais consequências do Holocausto, além do assombroso número de mortes, foi a criação da Organização das Nações Unidas (ONU) em 1945. Os objetivos eram manter a paz entre as nações, resolver conflitos de forma pacífica, promover os direitos humanos e auxiliar as vítimas da Segunda Guerra.

... Ler mais

O que poderia ser feito para evitar o Holocausto

A educação é a mais importante estratégia de informação, formação e produção de saberes para evitar novos genocídios”, destacou. Noticiar, denunciar e protestar também são elementos fundamentais na prevenção.

... Ler mais

Quem libertou os judeus do campo de Auschwitz

Em janeiro de 1945 as forças soviéticas libertaram Auschwitz, em fevereiro o de Gross-Rosen, em abril os de Sachsenhausen e Ravensbrueck, e em maio o de Stutthof.

... Ler mais

Como era a vida no Holocausto

A vida nos guetos era marcada pela fome, por doenças descontroladas e pela violência arbitrária. Eventualmente, as autoridades alemãs também estabeleceram guetos em outras partes da Europa Oriental ocupada e na Hungria. Centenas de milhares de judeus morreram nos guetos entre os anos de 1939 e 1945.

... Ler mais

Como está o hospital de Barbacena hoje em dia

Hoje, o local abriga o Centro Hospitalar Psiquiátrico de Barbacena e conta com 171 pacientes em regime de internação de longa permanência. Mesmo com o fim do manicômio, eles continuaram internados porque não tinham vínculo familiar nem para onde ir.

... Ler mais

Quem ia para o Holocausto Brasileiro

Eram crianças rejeitadas pelos pais por mau comportamento ou algum tipo de deficiência; filhos tidos fora do casamento; mulheres estupradas pelo patrão ou algum homem importante na época, com dinheiro suficiente para esconder o crime; epiléticos; alcoólatras; homossexuais.

... Ler mais

Como provar que o Holocausto existiu

Os documentos, filmes, fotos, declarações, e estatísticas efetuadas pelos países Aliados, formaram a base para a certeza de que seis milhões de judeus foram mortos pelos nazistas e seus asseclas durante a Guerra.

... Ler mais

Qual é o meio mais eficaz de prevenir a intolerância

4.1 A educação é o meio mais eficaz de prevenir a intolerância. A primeira etapa da educação para a tolerância consiste em ensinar aos indivíduos quais são seus direitos e suas liberdades a fim de assegurar seu respeito e de incentivar a vontade de proteger os direitos e liberdades dos outros.

... Ler mais

É possível acabar com a intolerância religiosa

Para combater a intolerância religiosa, é preciso defender os direitos individuais, promover o acesso à informação, com conhecimento, discussões e debates, além de lutar por políticas públicas que estimulem a tolerância e a liberdade.

... Ler mais

Como trabalhar a intolerância religiosa na escola básica

Informação e diálogo são ferramentas eficazes para combater a intolerância religiosa nas escolas. Ao entender que as religiões são manifestações culturais legítimas, os estudantes podem aprender a conviver com as diferenças, valorizar a diversidade e construir a própria identidade.

... Ler mais

Quando começou a intolerância religiosa no Brasil

"A intolerância religiosa, assim como o racismo, está, desde o período colonial, atrelada à história da formação da sociedade brasileira.

... Ler mais