Tem saúde pública no Canadá?

Perguntado por: avieira . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.5 / 5 13 votos

O Canadá possui um sistema de saúde público, mas a maior parte dos médicos não trabalha para o governo, e, sim, de forma independente. Os pacientes podem escolher qual médico desejar, tendo direito aos serviços de saúde básicos que são custeados pelo governo.

O governo federal oferece alguns serviços diretos de saúde a alguns grupos específicos da população, incluindo pessoas das Primeiras Nações que vivem em reservas, membros servindo as Forças Canadenses, veteranos elegíveis, detentos de penitenciárias federais, alguns grupos de refugiados ou requerentes, e os Inuit, ...

O sistema de saúde canadense foi desenvolvido de forma que todos os pacientes sejam atendidos de maneira igualitária. Independente da classe social, todos os residentes do país são atendidos pelos mesmo hospitais, clínicas e médicos. Não há, como no Brasil, hospitais públicos e hospitais particulares.

Mesmo sendo público, o MSP não é gratuito. Os valores diferem de acordo com o número de pessoas da família. Para um casal, por exemplo, o seguro saúde custa 75 dólares canadenses, 37,50 para cada um.

Você sabia que, além do Brasil, existem outros países com saúde pública gratuita? São exemplos o Canadá, o Reino Unido, a Austrália e, também, a França. O funcionamento é semelhante ao Sistema Único de Saúde (SUS) brasileiro, mas tem suas particularidades.

O preço total de um atendimento pré-natal e parto pode variar muito de acordo com a província e a saúde de mãe e do bebê; mas o parto, por exemplo, pode custar entre 20 e 50 mil dólares canadenses, dependendo das condições e do tempo que mãe e filho ficarão no hospital.

O Canadá costuma ser um dos países mais procurados pelos brasileiros, seja para trabalhar ou estudar. No caso dos médicos, não é tão diferente. Cada vez mais profissionais da saúde decidem fazer essa mudança. O salário para especialista é de $161.000 por ano e $107.000 para generalistas.

A educação no Canadá é referência mundial em excelência e qualidade. Segundo o último PISA (Programa de Avaliação Internacional de Alunos) realizado em 2018, o Canadá ficou com a oitava melhor colocação no mundo.

Não, o seguro viagem no Canadá não é exigido pelas autoridades, mas é recomendado a qualquer viajante. O sistema de saúde público não é acessível para turistas e o governo local não se responsabiliza por acidentes e despesas médicas de estrangeiros.

Quem se inscreve para cursar a residência no país escolhe uma especialidade médica, a qual pode durar de dois a seis anos. Para se inscrever é preciso conhecer o portal Canadian Resident Matching Service (CaRMS ). Você pode se cadastrar em programas das diferentes áreas da medicina e em qualquer universidade do país.

Além disso, com os custos de alimentação e transporte, o custo de vida, apenas para viver na cidade, pode ficar em torno dos CAD$ 3.800 mensais. Outra cidade em que o custo de vida no Canadá é alto é Vancouver, é possível gastar em torno de CAD$ 4.500 ao mês para manter as despesas básicas.

Resumo dos custos
Confira os preços médios mais importantes para garantir sua permanência no Canadá: Refeição em restaurante popular: CA$ 15,00. Refeição fast-food: CA$ 65,00.

Cerca de 75% dos canadenses compram leite em saquinhos por conta do custo benefício e bebem direto da embalagem. Mais de 50% da população canadense tem uma qualificação de educação pós-secundária. E a taxa de alfabetização do Canadá é de 99%. O Canadá tem parques nacionais que são maiores que alguns países.

7 países onde não há atendimento médico público

  1. Estados Unidos. Não existe saúde gratuita no país. ...
  2. Austrália. Na Austrália, há uma parceria entre o atendimento médico público e o privado. ...
  3. Holanda* É obrigatório o pagamento de plano de saúde na Holanda. ...
  4. Alemanha* ...
  5. Israel. ...
  6. Suíça* ...
  7. Índia.

Mas hoje, oito dos dez melhores sistemas de saúde do mundo se encontram na região da Ásia-Pacífico. A lista se encontra assim: Cingapura, Hong Kong, Taiwan, Coréia do Sul, Israel, Irlanda, Austrália, Nova Zelândia, Tailândia e Japão.