Tem Pix nos Estados Unidos?

Perguntado por: ocunha . Última atualização: 10 de julho de 2023
4.8 / 5 15 votos

Ele se tornou muito popular entre a população e até mesmo ganhou reconhecimento internacional, sendo elogiado pelo Federal Reserve, o banco central dos Estados Unidos. Inclusive, recentemente, o Pix alcançou um novo recorde de transações diárias.

O FedNow começou a operar oficialmente nos Estados Unidos no dia 20 de julho. Por enquanto, o chamado “Pix dos EUA” é restrito a parte das instituições financeiras do país. Por isso, nem todo mundo tem acesso.

Agora, um meio de pagamento como o Pix brasileiro, desenvolvido pela Federal Reserve (Fed) está prestes a ser lançado nos Estados Unidos. O “pix” americano é chamado de FedNow e será a primeira opção no país para pagamentos instantâneos realizados 24 horas por dia.

A resposta é NÃO. O Pix é um sistema exclusivo para clientes de instituições financeiras que atuam em território brasileiro, ou seja, não possibilita envio ou pagamento de valores para contas bancárias de outros países.

O Federal Reserve (Fed, o banco central dos Estados Unidos) iniciou nesta quinta-feira (20) as operações do sistema de pagamento instantâneo FedNow.

“Não tem uma chave, como Pix. É necessário preencher um formulário, e tudo isso demora”. O especialista destaca que, além da extinção do custo e da agilidade, o FedNow é mais seguro do que o Swift — nome do serviço de transferência internacional.

Até o momento não é possível fazer Pix em dólar. A ferramenta de transferência só pode ser utilizada em território nacional para circular valores em real.

Entretanto, ele ainda possui um limite importante: ele só pode ser realizado entre contas sediadas no Brasil. Isso significa que um brasileiro não consegue usar a ferramenta para realizar pagamentos ou receber depósitos de alguém que mora nos Estados Unidos ou na Europa. É aí que entraria o “Pix Internacional”.

Assim como no Pix nacional, o dinheiro deve cair na conta do destinatário na hora ou em poucos segundos, além de funcionar 24 horas por dia, inclusive finais de semana e feriados. Hoje, as transferências internacionais demoram, em média, de 1 a 5 dias úteis.

Para fazer as transferências não é preciso ter os dados bancários do destinatário, apenas um código chamado de chave PIX, ou mesmo um QR Code. Também não existe valor mínimo ou máximo para operações durante o dia. Por medidas de segurança, entre as 20h e às 6h, a transferência máxima é de R$ 1 mil.