Tem como fazer um Pix de Portugal para o Brasil?

Perguntado por: arocha . Última atualização: 7 de julho de 2023
4.4 / 5 9 votos

É possível fazer PIX para enviar dinheiro de Portugal para o Brasil? Infelizmente, não. Não existe a opção de fazer um PIX para enviar dinheiro de Portugal para o Brasil, pelo menos não ainda. O bom é que a criação do PIX internacional por meio do Banco Central é uma informação que já circula por aí.

Sistemas semelhantes em outros lugares do mundo
O Pix não é um método presente apenas no Brasil. Existem outros sistemas semelhantes que funcionam ao redor do mundo, como, por exemplo, o MB Way, em Portugal, o Bizum, na Espanha, e o Zengin, no Japão – um dos primeiros países a implantar.

Segundo o desenho atual do projeto, para fazer a transferência, você vai precisar apenas entrar no aplicativo do banco onde tem conta, selecionar a opção de transferência internacional e escolher o país de destino.

Para usar o Pix, você precisa ter uma conta bancária e criar uma chave. A chave pode ser um código fixo, como um e-mail, número de telefone, CPF ou CNPJ – no caso das empresas. Na hora de fazer a transferência, você informa a chave da pessoa que vai receber o dinheiro e o Pix é enviado na hora.

Para receber dinheiro do exterior, uma das maneiras mais tradicionais é através da conta Pessoa Física ou Jurídica do seu banco convencional. Também existem diversas maneiras de receber dinheiro do exterior de maneira online com instituições reconhecidas pelo Banco Central ou até mesmo pelos Correios.

MB WAY. Em Portugal, o MB WAY é o sistema que tem mais semelhanças e pontos de contacto com o PIX.

Correios. Os Correios oferecem o serviço de transferência de valores internacionalmente por meio do vale postal eletrônico. Quem optar por enviar dinheiro para o Brasil por meio dos Correios deve comparecer a uma agência no exterior e fornecer os dados do destinatário.

O PIX internacional, ou seja, de Portugal para o Brasil ainda não está disponível, mas o PIX do Brasil para Portugal é uma possibilidade e com ele o dinheiro cai na conta em questão de poucos minutos.

Não existe Pix em outros países, já que o sistema brasileiro é restrito a instituições reconhecidas pelo Banco Central. Porém, existem vários sistemas de transferência instantânea pelo mundo. Segundo pesquisa, mais de 70 países contam com transferências instantâneas, sem contar outros em fase de implementação.

O tempo médio de processamento pode levar até três dias úteis. Isso é um problema, de forma especial, para quem precisa do dinheiro urgentemente. Enviar dinheiro para alguém no exterior geralmente é um processo demorado, e com o PIX internacional isso pode mudar.

A resposta é NÃO. O Pix é um sistema exclusivo para clientes de instituições financeiras que atuam em território brasileiro, ou seja, não possibilita envio ou pagamento de valores para contas bancárias de outros países.

Qual o melhor aplicativo para receber dinheiro do exterior? Plataformas como PayPal, PicPay e Nubank apresentam certificados SSL (Secure Socket Layer). Elas garantem a proteção de dados e atividades financeiras realizadas. Assim, asseguram maior segurança para os usuários nas transações.

1 – Na tela principal do app da Nubank, clique em “Transferir internac.” 4 – Você será direcionado para a plataforma da Remessa Online para criar uma conta, caso já tenha realize o login. 5 – Após o login, clique em receber, preencha os valores e siga todas as instruções durante o fluxo.

Existem diversas maneiras de dar início a uma transação bancária entre instituições financeiras de diferentes países. Quando o assunto é receber ou enviar dinheiro de Portugal para o Brasil, as que se destacam são as plataformas online, os bancos e os Correios.

Passo a passo de como receber dinheiro de Portugal pelo banco. É possível enviar dinheiro para o exterior pelo banco e também receber dinheiro do exterior por meio de bancos no Brasil, como o Banco do Brasil, o Bradesco, a Caixa Econômica Federal, o Itaú, o Santander, ou o Nubank.

Para levantar dinheiro em Portugal com o Nubank, deve recorrer ao cartão de crédito da empresa (a função de débito não está disponível nas transações internacionais) e dirigir-se a uma caixa automática que não seja exclusiva de um determinado banco, como as caixas multibanco presentes em todas as localidades.