Será é oxítona paroxítona ou proparoxítona?

Perguntado por: asilva . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.1 / 5 3 votos

A palavra sera, sem acento gráfico, também existe, mas tem um uso muito reduzido. É uma palavra paroxítona, tendo a sílaba se como sílaba tônica: SE-ra.

Paroxítona é uma palavra que tem a penúltima sílaba como sílaba tônica, ou seja, a sua penúltima sílaba é aquela que é pronunciada com mais força. As restantes sílabas da palavra são átonas, sendo pronunciadas com menor intensidade.

São aquelas que possuem a última sílaba tônica
As palavras oxítonas são aquelas que a têm a última sílaba tônica, isto é, é a sílaba mais forte da palavra. Essas palavras podem ou não ser acentuadas. Recebem o acento gráfico as palavras oxítonas que terminam em: a/as, e/es, o/os e em/ens.

As palavras paroxítonas são palavras que têm a penúltima sílaba como sílaba tônica. Ou seja, cuja pronúncia tem mais força e intensidade. Apesar dessa ênfase, a maioria das paroxítonas não possuem o acento gráfico. Além disso, elas representam a maior parte das palavras da língua portuguesa.

As paroxítonas são aquelas palavras cuja sílaba tônica ocorre na penúltima sílaba da palavra. As palavras paroxítonas são as mais comuns na língua portuguesa, havendo ainda as oxítonas (última sílaba como tônica) e as proparoxítonas (antepenúltima sílaba como tônica).

Palavras paroxítonas são palavras que têm a sua penúltima sílaba como sílaba tônica, ou seja, como a sílaba que é pronunciada com maior força: estudo (es-TU-do); açúcar (a-ÇÚ-car); roupa (ROU-pa).

Proparoxítonas: palavras cuja antepenúltima sílaba é tônica. Exemplos: árvore, cálida, fétido etc.

As palavras oxítonas são aquelas que têm a última sílaba tônica, ou seja, a última sílaba dessas palavras é pronunciada com mais força. Exemplos: avó (a-vó), bambu (bam-bu), ruim (ru-im), você (vo-cê).

1) As palavras cuja acentuação tônica recaem na última sílaba, chamam-se oxítonas. 2) As palavras que têm acentuação na penúltima sílaba, chamam-se paroxítonas e são as de maior número em língua portuguesa. 3) Finalmente, as palavras acentuadas na antepenúltima sílaba chamam-se proparoxítonas.

Está, com acento agudo no a, é uma palavra oxítona, tendo a sílaba tá como sílaba tônica: es-TÁ.

Paroxítonas: palavras cuja penúltima sílaba é tônica. Exemplos: panela, sorriso, lápis etc. Proparoxítonas: palavras cuja antepenúltima sílaba é tônica. Exemplos: atômica, íntimo, cúmulo etc.

A sílaba tônica é aquela que é pronunciada com maior intensidade e mais força, enquanto que a sílaba átona é aquela pronunciada com menor intensidade e menos força. A sílaba subtônica é a pronunciada com intensidade média.

As palavras oxítonas têm a última sílaba como a tônica. Quando são acentuadas, a terminação dessas palavras define como ocorre a acentuação. As palavras oxítonas têm a última sílaba pronunciada de maneira mais forte.

As palavras oxítonas (aquelas cuja sílaba tônica é a última) que terminam em a/as, e/es, o/os, em/ens são acentuadas: carajás, café, invés, parabéns, porém.

Paroxítonas. As palavras são paroxítonas quando a penúltima sílaba da palavra é a sílaba tônica: acordo (a-cor-do); açúcar (a-çú-car);

Oxítonas terminadas em “a(s)”, “e(s)”, “o(s)”, “em”, “ens”: Exemplos: Pará, marajá, marajás, chulé, chulés, inglês, capô, capôs, Belém, nenéns etc. Oxítonas terminadas nos ditongos abertos “éis”, “éu(s)”, “ói(s)”: Exemplos: pastéis, troféu, troféus, corrói, faróis etc.