Quem tem retocolite pode comer pão?

Perguntado por: udias . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 11 votos

Com retocolite ulcerativa pode comer pão de sal francês? Os alimentos feitos de farinha de trigo refinada devem ser evitados em quem doença inflamatória intestinal, principalmente no período de atividade de doença.

  • Banana maçã e nanica;
  • Maçã sem a casca;
  • Cenoura;
  • Chuchu;
  • Abobrinha;
  • Mas atenção - legumes como o feijão, ervilha, lentilha, grão de bico e a soja devem ser consumidos apenas em forma de caldos.

Pão francês, pão de forma, broa de milho, torradas e bolachas não-recheadas. compota) ou na forma de seus respectivos sucos. Legumes (cenoura, chuchu, abobrinha) devem ser ingeridos cozidos. Féculas (batata, cará, inhame, mandioquinha e mandioca) devem ser ingeridas cozidas.

Massas, cereais e pão integral
Você deve evitar comer pães, cereais, massas, macarrão e macarrão feito de qualquer farinha de grãos inteiros (em que não foram removidas do germe e do farelo de farinha).

-Evitar o consumo de hortaliças cruas e leguminosas(feijão, grão de bico, ervilha). Prefira as verduras cozidas.Na fase mais grave da diarréia também as evite; -Evitar carnes gordurosas e preparações que contenham gordura. A carne vermelha estimula o intestino.

Isso porque os sintomas se agravam quando o indivíduo consome alguns tipos de alimento. Há quem apresente reações, por exemplo, aos derivados do leite, também incômodos após a ingestão de fibras, alimentos gordurosos, que contenham cafeína, as bebidas alcoólicas entre outros.

Tratamento para a retocolite ulcerativa
Aproximadamente 97% dos pacientes em remissão clínica ao final de um ano de tratamento estavam livres de corticoide. “Os medicamentos biológicos mais modernos, como o aprovado, agem diretamente na cascata inflamatória e fornecem resposta mais ágil e certeira à inflamação.

Pães integrais ajudam no funcionamento do intestino e reduzem o índice glicêmico.

Evite os cereais integrais e aqueles ricos em gordura macarrão instantâneo, salgadinhos, biscoitos recheados, massas fritas ou folhadas.

Comer alimentos frescos pode ajudar com um intestino inflamado e proporcionar alívio. Uma das melhores maneiras de começar uma dieta com esse intuito é incluir alimentos ricos em fibras, como arroz integral, quinoa, folhas verdes e legumes. Estas são todas excelentes fontes de fibra dietética que ajudam na digestão.

Pessoas com colite ulcerativa também podem apresentar intolerância ao glúten. Nestes casos, é aconselhado evitar alimentos como bolacha, bolo, biscoito, pão, torrada, macarrão e massa de pizza feitos com centeio ou trigo.

ALIEMNTOS PERMITIDOS: Pão branco, cereal refinado cozido, macarrão, arroz branco. Bolacha de água e sal, de água, torrada, biscoito de polvilho.

Os laticínios (como leite e derivados) devem ser evitados quando as pessoas com a colite têm sintomas como dor abdominal ou distensão abdominal.

Ovo não é contra indicado em pessoas com Doença de Crohn ou "diverticulose" que podem se alimentar normalmente. Porém, é importante se conhecer e avaliar se quando come ovo tem algum problema (mal estar, empachamento, evacuações amolecidas...).