Quem tem doença autoimune pode tomar Anti-inflamatório?

Perguntado por: uteles . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.4 / 5 10 votos

3°: Os anti-inflamatórios esteroides costumam ser indicados para doenças como asma e doenças inflamatórias autoimunes como o lúpus.

Você não pode tomar anti-inflamatórios (ex. diclofenaco, ibuprofeno, AAS, nimesulida, cetoprofeno...).

Importante ressaltar que algumas doenças autoimunes podem ser desenvolvidas por conta de maus hábitos, que prejudicam a qualidade de vida. Sendo assim, os fatores de risco também incluem o abuso de álcool, drogas, cigarro, sedentarismo e alto consumo de alimentos industrializados.

Pacientes portadores de lúpus e que possuem acometimento dos rins, bem como os hipertensos e diabéticos estão propensos a terem sérias complicações devido ao uso dos anti-inflamatórios.

Segundo os autores do trabalho, encabeçado pelo Hospital Universitário Gentofte, de Copenhague, o naproxeno é o AINE mais seguro, e seria possível tomar até 500 miligramas por dia.

Entre os anti-inflamatórios, a nimesulida é mais potente que o ácido acetilsalicílico (AAS).

Genética – ter familiares com uma doença autoimune pode aumentar a probabilidade de desenvolver o problema. Fatores ambientais – existem fatores externos que causar alterações em células normais do corpo e desencadear uma resposta imunológica. Por exemplo, a luz do sol, radiação, alguns medicamentos ou vírus.

Não, a doença autoimune não tem cura, mas, costuma ser altamente controlável e pode entrar em remissão e não reativar. Ou seja, é possível que, com o tratamento, a patologia deixe de ficar ativa, não dê mais sinais e também não reapareça no futuro.

Alguns dos principais riscos do uso em excesso de anti-inflamatórios incluem irritação no estômago, úlceras e sangramentos, aumento da pressão arterial, retenção de líquidos, problemas renais e hepáticos, entre outros.

O ibuprofeno é um anti-inflamatório não esteroidal (AINE).
Trata-se de um princípio ativo que age contra inflamações não tão intensas, sendo comumente indicado contra febre e dores diversas.

Anti-inflamatórios não-esteroides, como ibuprofeno, nimesulida e diclofenaco, agem apenas em uma dessas ramificações, e nas etapas finais. “Já os corticoides inibem o início dessa cascata de eventos. Por isso são extremamente potentes”, complementa.

Ibuprofeno é um derivado do ácido propiônico com propriedades anti-inflamatória, analgésica e antitérmica. Causa menos efeitos adversos que outros anti-inflamatórios não-esteroides, mas sua atividade anti-inflamatória é mais fraca1, 7.

Os AINEs mais utilizado na dor aguda incluem o diclofenaco, ibuprofeno, cetoprofeno e o piroxicam. No caso de lesões agudas de tecidos moles, o cetoprofeno tópico pode ser mais eficaz do que piroxicam tópico ou diclofenaco tópico.

Remédio para coluna inflamada – Derivados de Opioides
Os derivados de opióides também fazem parte de remédio para coluna inflamada, porém, são recomendados em casos de dores mais fortes. Alguns deles são: Tramadol, Codeína e Bopremorfina.

O tempo máximo de consumo é de, no máximo, 3 a 7 dias. A exceção é a indicação médica de uso por 15 dias.