Quem tem ceratocone tem miopia?

Perguntado por: abrites . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.5 / 5 19 votos

O defeito do ceratocone impede a projeção de imagens nítidas na retina e pode promover o desenvolvimento de grau elevado de astigmatismo irregular e miopia. Sintomas: Há casos de pessoas com história da doença na família que apresentam um quadro de ceratocone subclínico, sem sintomas.

O ceratocone é caracterizado pelo encurvamento e afinamento progressivos da córnea. O problema pode levar ao desenvolvimento de altos graus de astigmatismo e miopia, comprometendo a visão. Em todo o mundo, entre 0,5% e 3% das pessoas são acometidas pela doença.

Algumas, como os Erros Refrativos (Miopia, Astigmatismo, Hipermetropia e Presbiopia) são consideradas enfermidades leves, e têm solução mais fácil. Porém, outras doenças, como o Ceratocone, por exemplo, são consideradas mais sérias, e precisam de diagnóstico precoce e tratamento imediato.

O ceratocone pode ser diagnosticado como de grau I (incipiente), grau II (moderado), grau III (alto) e grau IV (avançado), entretanto atualmente alguns especialistas consideram também grau V (extremo).

A pessoa com ceratocone deve, portanto, ser reconhecida como deficiente visual. Essa classificação possibilitará que se desenvolvam campanhas de inclusão e informação sobre a doença. Além disso, permitirá maior acessibilidade para o doente, favorecendo a melhoria de sua qualidade de vida.

Alterações na transparência e curvatura da córnea podem comprometer a visão. O defeito do ceratocone impede a projeção de imagens nítidas na retina e pode promover o desenvolvimento de grau elevado de astigmatismo irregular e miopia.

*A córnea é uma camada fina e transparente que recobre toda a frente do globo ocular. A doença se manifesta mais entre os 10 e os 25 anos de idade, mas pode progredir até a quarta década de vida ou estabilizar-se com o tempo.

Deformada, a córnea não serve mais como uma boa superfície refratora da luz e a acuidade visual fica prejudicada. Não há como reverter esse processo.

Nos estágios moderados e avançados da doença, o óculos muitas vezes não dá uma acuidade visual satisfatória para o paciente realizar suas atividades do dia a dia. Nestes casos adaptamos as lentes de contato. Entretanto mesmo assim o paciente pode ter um óculos para usar quando está sem as lentes de contato.

Podemos classificar os tratamentos para ceratocone da seguinte forma: Casos leves a moderados: óculos e lentes de grau. Casos moderados a graves: crosslinking e anel intracorneano (anel de Ferrara).

O trauma contínuo representa o maior fator de risco para piora da doença. Com isso, deve ser proibido coçar os olhos. O tratamento de alergias deve ser feito em conjunto. Outros exames vêm sendo cada vez mais bem estudados.