Quem revolucionou o jiu jitsu?

Perguntado por: odinis2 . Última atualização: 24 de setembro de 2023
4.8 / 5 19 votos

Até que um mestre chamado Jigoro Kano revolucionou as técnicas do combate, transformando-o no judô, que utiliza os mesmos princípios que o antigo jiu-jítsu. Jigoro Kano e outros mestres de sua escola foram os grandes responsáveis por espalhar o judô e o jiu-jítsu pelo mundo.

Com a expansão do budismo o Jiu-Jitsu percorreu o Sudeste asiático, a China e, finalmente, chegou ao Japão, onde se desenvolveu e popularizou-se. A partir do final do século XIX, alguns mestres de Jiu-Jitsu migraram do Japão para outros Continentes, vivendo do ensino da arte marcial e das lutas que realizavam.

O Jiu Jitsu surgiu no continente Asiático, há cerca de 3.600 anos. No Brasil, surgiu em 1914, trazido pelo japonês Mitsuyo Maeda. Os irmãos Gracie introduziram adaptações, resultando no Brazilian jiu jitsu.

Em 1925, a família Gracie abriu uma academia de jiu-jítsu. A popularização das Artes Marciais Mistas (MMA - Mixed Martial Arts, em inglês) ajudou a popularizar o jiu-jítsu brasileiro, porque nos eventos mundiais de MMA, o jiu-jítsu era uma das lutas que mais se destacava.

Carlos Gracie

O criador do estilo foi, em princípio, Carlos Gracie, que adaptou o Judô com especial apreço à luta de solo, haja vista que seu porte físico punha-lhe em severa desvantagem contra adversários de maior porte.

Segundo alguns historiadores, o Jiu-jitsu ou “arte suave”, nasceu na Índia e era praticado por monges budistas. Preocupados com a auto-defesa, os monges desenvolveram uma técnica baseada nos princípios do equilíbrio, do sistema de articulação do corpo e das alavancas, evitando o uso da força e de armas.

No ocidente existem diferenças na escrita e na fala, conforme a grafia e pronúncia de cada idioma. O mais correto é pronunciar e escrever o JU e JUTSU, pois o JU é o mesmo ideograma usado para escrever JUDÔ, portanto, seria incorreta a escrita e a pronúncia JIU DO.

Educação, respeito e disciplina são os pilares do Jiu Jitsu, mas o praticante passa a usar essa tríade para o seu cotidiano. O Jiujiteiro é educado e respeitoso com seus colegas de treino, amigos e familiares.

Portanto, o termo “arte suave” está presente na origem do Jiu-Jitsu, nos significados das sílabas japonesas. Este nome foi dado à arte marcial por conta da flexibilidade de seus praticantes e da suavidade de seus golpes, que prevalecem frente à força e aos ataques mais bruscos de outras artes.

Carlos Gracie foi o primeiro da família a ter contato com as técnicas do jiu-jitsu japonês. Por meio de Carlos, os irmãos Hélio, George, Gastão Filho e Oswaldo aprenderam as técnicas.

Marcus "Buchecha" Almeida é o recordista em títulos absolutos mundiais na faixa-preta, tendo vencido o título de maior prestígio no Jiu-Jitsu quatro vezes (2012, 2013, 2014 e 2016). Nesta foto, ele está a alguns segundos de conquistar o ouro na edição de 2016.