Quem resolve cubo mágico e inteligente?

Perguntado por: ecavalcante . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.8 / 5 18 votos

Assim como o computador, o cubo possui algoritmos, são sequências de instruções que ao serem seguidas, permitem que ele seja resolvido. Isso significa que se você souber o passo a passo dos movimentos a serem realizados, ou seja, se você dominar a técnica por trás, você consegue resolver qualquer cubo mágico sem errar.

Existem várias vantagens. O cubo mágico ajuda a: aprimorar a leitura; desenvolver a interpretação; aumentar a auto-estima; incentivar o interesse e a iniciativa; melhorar o raciocínio lógico e potencializar a concentração.

Ele estimula o raciocínio lógico e ajuda no processo da criatividade com o planejamento de estratégias para conseguir alinhar as cores rapidamente”, explica o professor Lopes. Nas horas vagas, Yamanaka e Lira trocam técnicas e treinam para conseguir montar o quebra-cabeça em menos tempo.

A lógica usada no cubo mágico é o algoritmo que é uma sequência lógica finita e definida de instruções que deve ser seguida para resolver um problema ou executar uma tarefa.

Um hacker japonês conhecido apenas pelo codinome “Human Controller” criou um cubo mágico capaz de se resolver sozinho. A obra de engenharia e robótica foi publicada no YouTube e mostra o pequeno dispositivo se contorcendo até voltar ao estado original em menos de um minuto.

3. Apenas cerca de 5,8% da população do nosso planeta pode resolver um cubo de Rubik! Mas se você quiser experimentar, obter ajuda não é trapaça: veja o Tutorial do Cubo de Rubik.

A invenção do cubo mágico se deu no ano de 1974 e se relaciona diretamente com a matemática, a intenção do criador, o jovem professor húngaro Erno Rubik, era criar uma peça que fosse perfeita, no que se refere à geometria, para ajudar a ilustrar o conceito da terceira dimensão aos seus alunos do curso de arquitetura.

O Cubo Mágico tradicional possui algumas limitações físicas, ou seja, existem algumas posições que são impossíveis de acontecer apenas com os movimentos normais, porém, se alguma peça for removida do cubo e montada na posição errada, aí sim um caso impossível pode acontecer.

Apenas cerca de 5,8% da população do nosso planeta pode resolver um cubo de Rubik!

Segundo Cinoto, o método mais indicado para quem está começando é o de camadas, justamente o que ele ensina nos vídeos abaixo. "Basta dedicar de 3 a 4 horas de estudo com um cubo em mãos que você é capaz de resolver. Aliás, com este método, você vai demorar de dois a três minutos na resolução", disse.

D – Down (Baixo). F – Front (Frente). B – Back (Atrás). X – Movimento do cubo por completo no sentido R.

Vejamos alguns movimentos: Y significa rodar (90 graus) a face da direita no sentido horário, passando as três peças da direita com vermelho, azul e amarelo para a face superior.

Abaixo estão os movimentos com suas respectivas letras:

  • R = Right = Direita.
  • L = Left = Esquerda.
  • U = Up = Cima.
  • D = Down = Baixo.
  • F = Front = Frente.
  • B = Back = Trás.

Primeiros passos

  1. Identifique os 3 tipos de peça. ...
  2. Monte uma cruz. ...
  3. Vire a cruz branca para a face de baixo do cubo, formando uma cruz completamente branca. ...
  4. Resolva a primeira camada. ...
  5. Resolva a camada intermediária. ...
  6. Posicione os cantos e as bordas do cubo.

O Cube Solver é uma forma simples de resolver o cubo mágico. Nele, é necessário indicar a posição das cores dos pequenos cubos em cada face para receber indicações de movimentos para resolver o desafio. O app ainda conta com outras variações do objeto, como o cubo de Skewb, o Pyraminx e o Ivy Cube.