Qual é a origem do cubo mágico?

Perguntado por: apinheiro . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.8 / 5 10 votos

O primeiro protótipo do cubo foi fabricado em 1974 quando Ernő Rubik era professor do Departamento de Desenho de Interiores da Academia de Artes e Trabalhos Manuais Aplicados de Budapeste, Hungria.

Em 1974, um jovem professor de arquitetura de Budapeste (Hungria) chamado Ernő Rubik criou um objeto que não deveria ser possível. Mesmo após de ter sido girado, o cubo não quebrou ou desmontou. Com adesivos coloridos em suas faces, o cubo foi embaralhado e assim surgiu o primeiro “Cubo de Rubik”.

Erno Rubik

Foi o arquiteto e escultor húngaro Erno Rubik, cara cubatiense. O cara inventou este, que é o brinquedo mais vendido da história, aos 30 anos de idade, em 1974.

Parece muito complexo, mas é extremamente simples e intuitivo. Cada lado do cubo é representado pela sua inicial em inglês. Se a letra estiver sozinha significa que o movimento é no sentido horário. Se estiver acompanhada de um apóstrofo, significa que é no sentido anti-horário.

1974

Invenção do húngaro Erno Rubik, o primeiro Cubo foi criado em 1974, após alguns anos de preparação.

De tri, “três”, “três vezes”, mais “ângulo”.

O Cubo Mágico tradicional possui algumas limitações físicas, ou seja, existem algumas posições que são impossíveis de acontecer apenas com os movimentos normais, porém, se alguma peça for removida do cubo e montada na posição errada, aí sim um caso impossível pode acontecer.

Aqui no Brasil, conhecemos o brinquedo por esse nome, que foi o que ele ganhou ao ser criado pelo húngaro Erno Rubik em 1974.

Você sabia que um Cubo Mágico possui 3 tipos diferentes de peças e que cada uma ocupa uma posição específica? É realmente muito importante que você saiba identificar quais são as peças antes de começar a estudar os métodos de solução do cubo.

cubo de Rubik

Podemos dizer, então, que não é um desafio simples de resolver, até porque essa edição do cubo de Rubik é o mais difícil já criado. Impossível ou não, este cubo pode ser considerado uma ótima maneira de testar as nossas habilidades, não é mesmo?

A lógica usada no cubo mágico é o algoritmo que é uma sequência lógica finita e definida de instruções que deve ser seguida para resolver um problema ou executar uma tarefa.

Cada letra refere-se a uma camada e eles estão em inglês.

  1. U (Up): Camada superior (Rosto Branco)
  2. D (Para baixo): Camada inferior (face amarela)
  3. R (à direita): Camada direita (Face Vermelha)
  4. L (Esquerda): Camada esquerda (rosto laranja)
  5. F (Frente): Camada frontal (Face Verde)
  6. B (Costas): Camada traseira (Face Azul)

3. Apenas cerca de 5,8% da população do nosso planeta pode resolver um cubo de Rubik! Mas se você quiser experimentar, obter ajuda não é trapaça: veja o Tutorial do Cubo de Rubik.

43.252.003.274.489.856.000 ou 43 quintilhões.

A história do cubo mágico, (em húngaro, "büvös kocka") começou na primavera de 1974, quando Rubik criou seu protótipo - não no formato 3x3x3 como o conhecemos atualmente, mas de 2x2x2.

Quando o expoente é igual a 2 ou 3 chamamos de quadrado ou cubo, essa denominação veio do cálculo da área de um quadrado que é o produto de dois fatores iguais (lados iguais) e do volume do cubo que é o produto de três fatores iguais (comprimento, largura e altura).