Quem participou da primeira Copa do Mundo?

Perguntado por: ereis . Última atualização: 21 de agosto de 2023
4.5 / 5 8 votos

Assim, a primeira Copa contou com a participação de treze seleções:

  • Europa: Bélgica, Romênia, Iugoslávia e França.
  • América do Norte: EUA e México.
  • América do Sul: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Paraguai, Peru e Uruguai.

Somente após isso, França, Bélgica, Romênia e Iugoslávia, se inscreveram. Os demais pioneiros eram Estados Unidos, México, Brasil, Argentina, Chile, Bolívia, Peru e Paraguai, além do anfitrião Uruguai, 13 seleções no total.

Além disso, o país era uma referência do futebol na época devido ao bicampeonato olímpico conquistado em 1924 e 1928. Participaram 13 países na primeira Copa: Argentina, Bélgica, Bolívia, Brasil, Chile, Estados Unidos, França, Iugoslávia, México, Paraguai, Peru, Romênia e Uruguai.

Primeiro Mundial de todos os tempos foi disputado em 1930, no Uruguai, que era atual bicampeão olímpico e contou com a participação de 13 seleções. LANCE! O Mundial de 2022 no Qatar é a 22ª edição da Copa do Mundo.

A primeira edição da Copa do Mundo foi realizada no Uruguai em 1930. Contou com a participação de apenas 16 seleções, que foram convidadas pela FIFA, sem disputa de eliminatórias, como acontece atualmente. A seleção uruguaia sagrou-se campeã e pôde ficar, por quatro anos, com a taça Jules Rimet.

Alemanha Oriental (1 Copa)
Sob a esfera de influência soviética, a Alemanha Oriental participou uma única vez da Copa do Mundo: em 1974, na edição sediada pela vizinha Alemanha Ocidental. Além disso, as seleções alemãs ainda se enfrentaram na fase de grupos do torneio, com vitória do lado oriental por 1 a 0.

Argentina (1978 e 1990) Alemanha (2014) Bélgica (2018) Croácia (2022)

Lucien Laurent da França marcou o primeiro gol na história da competição. Argentina, Estados Unidos, Iugoslávia e Uruguai classificaram-se para as semifinais. Na final, o Uruguai derrotou a Argentina pelo placar de 4–2 e se tornou a primeira equipe a vencer a Copa do Mundo FIFA.

Desde que o campeonato foi criado, jogadores consagrados do futebol mundial falharam e jamais conquistaram o título. Exemplos não faltam, desde o brasileiro Arthur Friedenreich até o célebre David Beckham, numa lista em que grandes lendas da bola acabam aparecendo, como Zico, Puskás e Yashin.

China

A primeira Copa do Mundo Feminina organizada pela Federação Internacional de Futebol Associado (Fifa) ocorreu em 1991, na China.

relembra os cinco títulos do Brasil, marcados por diferentes gerações de craques, desde o Rei do Futebol até Ronaldo Fenômeno. Depois do vice-campeonato amargo na Copa de 1950, a Seleção Brasileira se tornou campeã mundial pela primeira vez em 1958, na Suécia, contra os donos da casa.

O Santos foi o primeiro clube brasileiro a levantar a taça do Mundial de Clubes. Em 1962, a então chamada Copa Intercontinental, foi disputada apenas entre o campeão Sul-Americano e o campeão Europeu daquele ano.

Brasil

Ao todo, oito países já ergueram o troféu, sendo que apenas nações da América do Sul e Europa já venceram a Copa. O Brasil é o maior campeão, com cinco conquistas. Itália e Alemanha têm quatro títulos cada.

O ranking de maiores campeões é liderado pelo Brasil, com 5, seguido por Alemanha e Itália, ambas com 4, e agora por Argentina, com 3. A França tem 2, assim como o Uruguai, enquanto Espanha e Inglaterra têm 1 cada.

Pelé, o Rei do Futebol, ganhou três Copas do Mundo: 1958, 1962 e 1970. E os campeões de 1994 (tetra) e 2002 (penta) não prestigiaram o velório entre segunda e terça-feira, na Vila Belmiro.

Edson Arantes do Nascimento

Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, foi o único jogador de futebol a ganhar 3 Copas do Mundo. Participou de 4 edições e foi campeão em 1958, 1962 e 1970. O “rei do futebol” finalizou sua carreira em 1977, com 1.282 gols durante sua atuação como atleta profissional.