Porque existe a Copa do Mundo?

Perguntado por: abrito . Última atualização: 21 de agosto de 2023
4.5 / 5 18 votos

O objetivo era estruturar um torneio organizado pela própria Fifa de forma a concorrer com a competição que acontecia nos Jogos Olímpicos (sob responsabilidade do Comitê Olímpico Internacional). A decisão sobre qual seria a sede da primeira Copa do Mundo foi outro assunto que demandou tempo para que fosse definido.

1930

A Copa do Mundo é uma competição mundial de futebol que acontece a cada quatro anos. As seleções de futebol de vários países disputam o campeonato em busca do título de Campeão Mundial de Futebol. Atualmente, participam da Copa seleções de 32 países, que passam pelas eliminatórias.

Jules Rimet

Jules Rimet convenceu as federações nacionais para criar a Copa do Mundo. O projeto de organizar uma Copa do Mundo começa na criação da FIFA (Federação Internacional de Futebol Associado) em 21 de maio de 1904. A FIFA, entidade máxima do futebol, foi fundada em Paris, na França e tem sua sede em Zurique, Suíça.

Por causa da taça. Coupe, em francês, significa taça, e os criadores do Campeonato Mundial (como a Copa foi conhecida durante muitos anos) diziam que o vencedor ganharia a Coupe du Monde.

A história da Copa do Mundo de futebol começa em 1928 quando o francês Jules Rimet assume o comando da Federação Internacional de Futebol (FIFA) e começa a organizar a primeira competição de futebol mundial. A estreia do evento aconteceu em 1930 no Uruguai e contou com a participação de 13 seleções convidadas.

A competição foi criada pelo francês Jules Rimet, em 1928, após ter assumido o comando da instituição mais importante do futebol mundial: a FIFA ( Federation International Football Association). A primeira edição da Copa do Mundo foi realizada no Uruguai em 1930.

Significado de Copa
substantivo feminino Parte anexa à cozinha, usada para fazer refeições ou para guardar alimentos, louças, talheres e outros utensílios. [Esporte] Peça que representa a vitória numa competição; troféu. [Esporte] Torneio esportivo; grande competição: Copa do Mundo de Futebol.

Esse evento grandioso, que congrega dezenas de bandeiras e move multidões para os estádios traz ganhos para as populações muito maiores que as medalhas. Copas do Mundo permitem conexões, trocas de experiências e enriquecimento cultural.

Você já sabe que é decacampeão! Enfim, vale um resumo das formações vocabulares citadas aqui: campeão, bicampeão, tricampeão, tetracampeão, pentacampeão, hexacampeão, heptacampeão, octacampeão, eneacampeão, decacampeão, hendecacampeão (ou undecacampeão), dodecacampeão.

Brasil

Ao todo, oito países já ergueram o troféu, sendo que apenas nações da América do Sul e Europa já venceram a Copa. O Brasil é o maior campeão, com cinco conquistas. Itália e Alemanha têm quatro títulos cada.

Argentina (1978 e 1990) Alemanha (2014) Bélgica (2018) Croácia (2022)

O sistema evoluiu a ponto de que o país-sede é escolhido por voto pelo Comitê Executivo da FIFA através de um exaustivo sistema de votação. A sede é eleita sete anos antes do respectivo torneio, apesar de que a sede da edição de 2022 foi eleita juntamente com a sede da edição de 2018.

Porém, entre os anos de 1942 e 1946, a competição foi suspensa em função da eclosão da Segunda Guerra Mundial. Em 1950, o Brasil foi escolhido para sediar a Copa do Mundo.

A Copa do Mundo FIFA de 2022 ou Campeonato do Mundo de Futebol FIFA de 2022 foi a vigésima segunda edição desse evento esportivo, um torneio internacional de futebol masculino organizado pela Federação Internacional de Futebol (FIFA) que ocorreu no Catar.