Quem libera a portabilidade de salário?

Perguntado por: pcardoso . Última atualização: 17 de julho de 2023
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Você pode solicitar a portabilidade de salário tanto a partir do banco no qual você possui a conta-salário quanto da instituição para onde deseja que seu dinheiro seja depositado. Essa solicitação pode ser feita através dos aplicativos de instituições financeiras ou pelos canais digitais do banco.

Até meados de 2018, quem queria pedir a portabilidade tinha que fazer isso junto ao banco de origem, ou seja, aquele no qual o salário caía. Mas isso foi mudado e, hoje, a solicitação é feita por meio do banco de destino.

A portabilidade de salário é o direito de escolher em que banco você quer receber seu salário, independente da opção feita pelo empregador. Agora ficou mais simples para você solicitar a transferência de seus recursos para o banco de sua preferência, como no modelo de portabilidade telefônica.

10 dias

Quando se trata de portabilidade de salário, é importante ter em mente que o processo pode levar um tempo para ser finalizado, de acordo com o Banco Central. Assim, após a solicitação e envio dos documentos para portabilidade, a instituição financeira tem um prazo de 10 dias úteis para efetuar a alteração.

O banco pode impedir que a portabilidade aconteça caso haja algum dado incorreto, desconfiança de fraude ou desistência do próprio solicitante. Caso contrário, o impedimento deve ser denunciado ao Banco Central.

Como saber se a portabilidade de salário foi aceita?

  1. Acesse o app do C6 Bank;
  2. Toque em “Trazer salário
  3. Verifique o status da solicitação.

3 dias

O consumidor tem direito à portabilidade de seu número para outro plano de serviço ou outra prestadora. A migração deve ocorrer em até 3 dias úteis. Fundamentação Legal: Art. 49, I do Anexo à Resolução nº 73/1998 da Anatel.

Para fazer a consulta do procedimento também é bem simples, pois não envolve muitos processos.

  1. Primeiramente acesse o site Consulta Operadora.
  2. Em seguida, digite o número que deseja consultar com o 0 + DDD e o número do telefone.
  3. Por fim, finalize o procedimento clicando em “Consultar”.

Se você fez portabilidade e o seu pagamento não caiu, antes de mais nada, cheque a conta de origem (aquela em que o empregador faz o depósito). Se o valor estiver lá, pode ser que o salário não tenha sido encaminhado a tempo. Por isso, espere o próximo dia útil.

O banco só pode descontar valores da sua conta com a sua devida autorização prévia por escrito, sendo assim, caso algo aconteça, entre em contato com o gerente ou o Procon.