Quantas parcelas pagas para fazer a portabilidade?

Perguntado por: ubarreto . Última atualização: 2 de julho de 2023
4.9 / 5 6 votos

A portabilidade de consignado na meutudo pode ser feita a partir de zero parcelas pagas. Ou seja, caso você não tenha efetuado ainda o pagamento da primeira parcela e deseja transferir o seu contrato, com a gente você pode!

Com quantas parcelas pagas posso renovar meu consignado? Apesar de não ser uma regra ou lei, a maioria das instituições determina que o cliente deve ter pago de 15% a 30% das parcelas totais para solicitar o refinanciamento de empréstimo consignado. Quando vale a pena fazer o refinanciamento de consignado?

O contrato de portabilidade deve ser firmado pelo cliente, bem como pela instituição financeira que está realizando a portabilidade e pela nova instituição financeira; O cliente deve preencher um formulário de solicitação de portabilidade; A portabilidade não pode ser realizada se o cliente estiver inadimplente.

Tanto a portabilidade de consignado quanto qualquer outro tipo de portabilidade bancária não pode ser recusado, com exceção aos casos em que há algum dado incorreto, desconfiança de fraude ou por desistência do próprio solicitante.

Podem pleitear a portabilidade de empréstimo consignado aqueles que são aposentados ou pensionistas do INSS, com prazos de pagamento até 84 meses, e de forma totalmente online. Não é preciso ter conta no banco e o processo de portabilidade pode ser realizado completamente online, com o mínimo de burocracia.

Entre os diversos bancos que fazem a portabilidade com troco, podemos destacar: Banco Pan, Sicoob, Banco do Brasil, Santander, Cetelem, Caixa e Inter. Qual o prazo para receber o troco da portabilidade de empréstimo? O prazo para conclusão dessa operação pode variar de uma instituição para outra.

E para isso há duas possibilidades legais. Uma é a portabilidade de crédito, onde é possível levar seu empréstimo de um banco para outro. A segunda forma de reduzir o valor da parcela é refinanciar seu empréstimo com o próprio banco.

O que pode impedir a portabilidade de salário? Em tese não há nenhum impedimento para realizar a portabilidade de salário, mesmo nos casos de portabilidade de salário com dívida. Isso porque a portabilidade de salário é um direito do trabalhador.

A portabilidade do empréstimo consignado é útil principalmente para as pessoas que desejam ter um crédito ainda mais barato. Por esta operação, o consumidor pode levar sua dívida de um banco cujas taxas são mais altas para outro que oferece melhores condições de pagamento para o mesmo crédito.

Não, você não precisa ter margem consignável para fazer a portabilidade de consignado. A portabilidade é uma opção para quem já utilizou toda a sua margem de 35% e quer transferir o seu empréstimo para outro banco com melhores condições de pagamento.