Quem inventou o telefone?

Perguntado por: ubaptista . Última atualização: 29 de junho de 2023
4.9 / 5 2 votos

Telefone é um sistema de telecomunicações capaz de transmitir som através de sinais elétricos nas redes de telefone.

Alexander Graham Bell, nascido em Edimburgo, conseguiu a patente do telefone em 1876 (foto). Ele havia dividido um laboratório com Meucci nos Estados Unidos, e lucrou bastante com a invenção - inclusive fez parceria com o imperador brasileiro Dom Pedro II, que conheceu o telefone em uma exposição em junho daquele ano.

1876

Hoje é aniversário do telefone. Por acidente, ao fazer um teste, Graham Bell conseguiu falar no aparelho. A patente foi dada no dia 7 de março e expôs em junho na Filadélfia.

O telefone nasceu meio por acaso, na noite de 2 de junho de 1875. Alexander Graham Bell, um imigrante escocês que morava nos Estados Unidos e era professor de surdos-mudos, fazia experiências com um telégrafo harmônico quando seu ajudante, Thomas Watson, puxou a corda do transmissor e emitiu um som diferente.

Entretanto, como reconheceu o Congresso dos Estados Unidos através da resolução 269, de 15 de junho de 2002, o aparelho foi inventado por volta de 1860 pelo italiano Antonio Meucci, que o chamou "telégrafo falante".

Berners-Lee

Apesar de Berners-Lee ser considerado o criador da internet, a tecnologia tem origem em experimentos da década de 1960. Esses experimentos buscavam provar que é possível realizar a transmissão de dados entre computadores separados por longas distâncias.

7 de março de 1876

Logo, foi criado o primeiro telefone, um aparelho rudimentar feito em madeira chamado telefone de forca. No ano seguinte, em 7 de março de 1876, Graham Bell patenteia sua invenção.

O primeiro celular no Brasil só foi lançado em 1990, o Motorola PT-550, conhecido como celular tijolão.

História do Telefone no Brasil
A primeira linha telefônica instalada no Brasil foi concretizada por ordem o imperador Dom Pedro II em 1877. A linha interligava o Palácio da Quinta da Boa Vista às casas ministeriais. Foi a Western and Brazilian Telegraph a empresa responsável pelo trabalho.

Os precursores dos celulares são os rádios comunicadores usados em aviões e barcos. Os primeiros protótipos de telefones móveis foram criados no Bell Labs em 1947, e a Ericsson chegou a desenvolver um modelo em 1956. Na União Soviética, o primeiro celular foi desenvolvido em 1955 por Leonid Kupriyanovich.

O primeiro celular, DynaTAC, era bem diferente dos modelos atuais. Com 1,4 kg e 25 cm de comprimento, o aparelho tinha bateria com duração de apenas 25 minutos.

Motorola DynaTAC 8000X

O primeiro celular do mundo foi inventado pelo engenheiro eletrotécnico Martin Cooper. Considerado o “pai” do telefone celular, Cooper inovou ao criar um protótipo em 1973, um modelo Motorola DynaTAC 8000X, que se tornaria o primeiro celular a ser comercializado no mundo, no ano de 1983.

As primeiras formas de comunicação aconteceram por meio de sinais, gestos e sons. A escrita surgiu a partir dos primeiros registros de desenhos (pinturas rupestres) em cavernas, datados de 15.000 a.C., na África. Outros registros de escrita foram encontrados em outras partes do mundo, como os hieroglifos, no Egito.

O telefone é feito de madeira com componentes de metal, duas pilhas grandes, uma manivela, uma extensão para voz e uma extensão para ouvir. Como ele funcionava? Para realizar uma ligação era necessário girar a manivela do aparelho, que por sua vez, criava uma corrente elétrica alternada para a condução de uma ligação.