Quem inventou o conceito de tempo?

Perguntado por: imeireles2 . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.5 / 5 3 votos

Isaac Newton (1643 – 1727) criou o conceito de tempo absoluto, verdadeiro, matemático que flui constante e uniformemente. Kant (1724-1804), na posição oposta, supunha o tempo como um dado subjetivo, pertencente à natureza humana, sem que o homem pudesse controlá-lo ou modificá-lo.

O conceito de tempo atual foi criado pelos sumérios há 5.000 anos. Quando a geometria foi desvendada pelos gregos e pelos islâmicos, os antigos perceberam que o número 360 não era somente o período de tempo da órbita ideal da Terra, mas também a medida perfeita de um círculo, formando 360 graus.

Tempo é a duração de fatos. É a maneira como contabilizamos os momentos, seja em horas, dias, semanas, séculos, etc. No cotidiano, o uso da palavra é basicamente empregado para determinar a duração dos acontecimentos. Entretanto, o tempo também é uma grandeza física, considerado uma das dimensões do universo.

O tempo é considerado uma das propriedades gerais da exterioridade relativamente ao pensamento. O tempo é para o ser humano passível de ser dividido em três dimensões lineares: o passado, o presente e o futuro.

Existem três tipos de tempo em uma narrativa: o Cronológico, o Psicológico e o Metafísico (MOISÉS, 2014, p. 130). O Tempo Cronológico é aquele relacionado à marcação objetiva da passagem do tempo. São as horas, os minutos e os segundos em que as cenas se sucedem.

Assim, o tempo absoluto de Newton, que não tem relação com qualquer coisa externa, é uma pura abstração. É interessante, também, notar como a noção de um fluir uniforme permanece, até os nossos dias, bastante presente na visão comum sobre o tempo.

O criador da Teoria da Relatividade referia-se ao fato de o tempo ser relativo, vinculando-o à velocidade. A noção entre os tempos, observada a sua variação, é uma ilusão na medida em que pessoas vivem tempos distintos, de modo que o que é passado para alguns poderia ser futuro para outros.

Aristóteles também afirma que o tempo é contínuo e infinito. É contínuo porque está ocupado por um movimento contínuo. E o movimento, por sua vez, é contínuo porque se desenvolve através de um espaço contínuo.

[3] Platão argumentou que o tempo (chronos) é a imagem móvel da eternidade (aión) movida segundo o número (Timeu). E, partindo do dualismo entre o mundo inteligível e o mundo sensível, concebeu o tempo como uma aparência mutável e perecível de uma essência imutável e imperecível (eternidade).

A palavra tempo deriva do latim tempus, oris, fazendo referência ao tempo dos acentos.