Quem inventou a pilha elétrica?

Perguntado por: emorais . Última atualização: 29 de junho de 2023
4.7 / 5 8 votos

Uma bateria é um aparelho ou dispositivo que transforma em corrente elétrica a energia desenvolvida numa reação química. Cada célula de uma bateria contém um terminal positivo e um terminal negativo. O processo químico de troca de elétrons é conhecido como oxirredução.

Alessandro Volta

Alessandro Volta (1745-1827) foi um famoso cientista italiano, que ficou mais conhecido por sua invenção da pilha elétrica.

1700. O físico italiano, Conde Alessandro Volta, construiu a primeira 'pilha voltaica'. A pilha original consistia em uma pilha de discos de cobre e zinco, alternadamente separados por discos de papelão umedecidos em uma solução ácida.

Alessandro Giuseppe Antonio Anastasio Volta

Conhecido apenas como Alessandro Volta, Alessandro Giuseppe Antonio Anastasio Volta, nasceu em 1745, na Itália, e foi um famoso cientista, que, entre várias contribuições, ficou mais conhecido por sua invenção da pilha elétrica.

O cientista inventou a denominada Pilha Voltaica, antecessora da bateria eléctrica. Seu trabalho foi crucial para a história da ciência, já que, pela primeira vez, conseguiu que fosse produzido um fluxo estável de eletricidade.

A história das pilhas começou em uma situação acidental, envolvendo Luigi Galvani, porém quem explicou corretamente a origem do fato foi o físico Alessandro Volta. Em 1786, o anatomista italiano Luigi Galvani (1737-1798) dissecou uma rã sobre sua mesa, na qual se encontrava uma máquina eletrostática.

O nome da unidade de tensão elétrica, volt, é uma homenagem a este importante cientista. À época, Volta empilhou discos de zinco e de cobre, alternadamente, separados por pedaços de tecido embebidos em solução de ácido sulfúrico (foi desse empilhamento que surgiu o nome de pilha).

Baterias de Chumbo – Ácido: A Primeira Pilha Recarregável
Foi utilizada a primeira vez em 1859, criada pelo físico francês, Gaston Planté.

A Eletricidade é o ramo da Física responsável pelo estudo de quaisquer fenômenos que ocorram por causa de cargas elétricas em repouso ou em movimento. O nome eletricidade deriva da palavra grega Eléktron, utilizada pelos gregos em referência a uma resina fossilizada proveniente de algumas árvores: o âmbar.

Os tipo de pilhas e baterias primárias mais comuns no cotidiano são: secas de Leclanché (pilhas comuns ou pilhas ácidas), alcalinas e de lítio/dióxido de manganês. Existe uma infinidade de pilhas e baterias nos comércios.

A Pilha de Volta, ou pilha voltaica, foi a primeira bateria que podia continuamente prover uma corrente elétrica a um circuito. Foi inventada por Alessandro Volta, que publicou seus experimentos em 1799.