Quem inventou a internet?

Perguntado por: agentil . Última atualização: 29 de junho de 2023
4.8 / 5 10 votos

Berners-Lee

Apesar de Berners-Lee ser considerado o criador da internet, a tecnologia tem origem em experimentos da década de 1960. Esses experimentos buscavam provar que é possível realizar a transmissão de dados entre computadores separados por longas distâncias.

dia 29 de outubro de 1969

Nesse momento, surge o protótipo da primeira rede de internet, a Arpanet (Advanced Research Projects Agency Network). Assim, no dia 29 de outubro de 1969 foi estabelecida a primeira conexão entre a Universidade da Califórnia e o Instituto de Pesquisa de Stanford.

A internet surgiu em 1969 com o nome de ARPANET com a empresa Arpa (Advanced Research and Projects Agency). Ela foi herdada de pesquisas anteriores feitas pelos militares americanos na época da Guerra Fria, entre os Estados Unidos e a União Soviética.

1969

A internet foi criada em 1969, nos Estados Unidos. Chamada de Arpanet, tinha como função interligar laboratórios de pesquisa. Naquele ano, um professor da Universidade da Califórnia passou para um amigo em Stanford o primeiro e-mail da história.

No fim dos anos 1990, foi o responsável pelo estabelecimento da seção brasileira da Internet Society (Isoc), associação formada em 1992 nos Estados Unidos pelos pioneiros norte-americanos da tecnologia da internet Robert Kahn, Vinton Cerf e Lyman Chapin.

A Internet chegou no Brasil em 1988 por iniciativa da comunidade acadêmica de São Paulo (FAPESP - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) e Rio de Janeiro UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) e LNCC (Laboratório Nacional de Computação Científica).

A Internet surgiu nos anos 60, na época da Guerra Fria, nos Estados Unidos. O Departamento de Defesa americano pretendia criar uma rede de comunicação de computadores em pontos estratégicos.

Oficialmente, ninguém. Mas, na prática, a rede mundial acaba ficando na mão do governo dos EUA. O país tem controle majoritário de dois recursos importantíssimos: os servidores (computadores de grande porte sem os quais a internet não funciona) e os endereços www.

Este ano é comemorado o 50º aniversário do desenvolvimento e instalação do primeiro envio do pacote pela Internet feito na Universidade da Califórnia, Los Angeles (UCLA) em 29 de outubro de 1969. O envio foi feito por meio da rede ARPANET desde um ordenador da UCLA para o Stanford Research Institute.

Com o tempo, essa tecnologia se tornou cada vez mais compartilhada, interligando diferentes computadores. Com isso, ela deixou de ser exclusividade da ARPA, e foi renomeada para Internet, a junção de inter, que significa “entre dois”, uma relação recíproca, e net, rede.

Foi só durante a 2ª Guerra Mundial que o britânico Alan Turing desenvolveu o Colossus, o primeiro computador digital programável do mundo. Além disso, ele publicou trabalhos sobre Inteligência Artificial e decifrou o código do Enigma, um dispositivo utilizado pelos nazistas para trocar mensagens cifradas.

Classmates.com

No entanto, a primeira rede social — que nasceu nos moldes do que se espera de uma — foi a Classmates.com, fundada em 1995, nos primórdios dos porões da internet. A Classmates.com foi uma rede criada com o intuito de conectar pessoas, em especial amigos dos tempos de escola, que separaram com o passar dos anos.

Devido ao conflito, os Estados Unidos estavam interessados em encontrar uma maneira de proteger suas informações e comunicações no caso de um ataque nuclear soviético. As inovações que tentaram resolver esse problema levaram ao que conhecemos hoje como Internet.

Mas a grande explosão da internet no Brasil se deu no início dos anos 2000. Isso porque o acesso a computadores pessoais se popularizou muito, mesmo com o acesso à rede de computadores acontecendo na conexão discada, ou seja, conectada à linha de telefone.

A internet no Brasil iniciou-se em setembro de 1988 quando no Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), localizado no Rio de Janeiro, conseguiu acesso à Bitnet, através de uma conexão de 9 600 bits por segundo estabelecida com a Universidade de Maryland.