Quem foi que inventou o terno?

Perguntado por: oramires . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.7 / 5 20 votos

Algumas roupas de negócios masculinas prontas eram feitas à mão, na França, no final dos anos 1700. Nos Estados Unidos, alfaiates mais empreendedores fizeram os primeiros ternos ready-to-wear (prontos para usar) para marinheiros. O objetivo era que eles tivessem o que vestir quando viessem a terra.

O terno de três peças, com calça, colete e paletó: um clássico que simboliza o ápice da elegância para o homem moderno. Expressa masculinidade, tradição e ao mesmo tempo o dinamismo da vida corporativa.

O fato todo-poderoso criado por Yves Saint Laurent na década de 60 viria a desafiar a noção de feminilidade na cultura ocidental, tão colada à ideia de pele à vista, e a transformar, para sempre, o guarda-roupa das mulheres, que até então não tinham por hábito saírem à rua com calças.

Qual a origem do terno slim fit? Não se sabe muito ao certo quem criou essa nova modelagem, mas sabemos que, quem o colocou sob os holofotes da moda, foi Hedi Slimane, ex-estilista da Dior Homme.

O terno é um traje composto por várias peças e pode ser vestido de duas formas: de forma completa ou com menos peças. O terno completo é mais formal e significa, como o nome sugere, usar todas as peças no look: calça, paletó, colete, camisa social e gravata.

A gravata foi inventada na França, no final do século XVII, inspirada em uma espécie de cachecol masculino usado pelo exército da Croácia, e recebeu o nome de cravate.

É composto de calças, casaco e, por vezes, colete, daí o nome terno (de três peças). A rigor, o terno é o conjunto da calça, paletó e colete, sendo que este último foi, aos poucos, sendo deixado de lado, e foi-se tornando, socialmente aceito, o terno como conjunto apenas da calça com o paletó.

Algumas roupas de negócios masculinas prontas eram feitas à mão, na França, no final dos anos 1700. Nos Estados Unidos, alfaiates mais empreendedores fizeram os primeiros ternos ready-to-wear (prontos para usar) para marinheiros. O objetivo era que eles tivessem o que vestir quando viessem a terra.

O terno, como o próprio nome já sugere, é composto por 3 peças, sendo elas: o blazer, a calça e o colete. Muitos podem pensar que o terno é a composição apenas do blazer e da calça, o que é totalmente equivocado.

Tudo começou na França, no século XVIII, com o rei Luís XIV que, por costume, usava calças, camisa, colete e um tipo de paletó feito com tecidos diferentes. Esse conjunto era usado como traje informal pelos homens.

Terno com alto padrão de costura, acabamento interno, forro reforçado e, pespontado. Acompanha: Paletó e Calça. Escolha na numeração: O número maior é sempre referente ao peletó.

Algumas marcas tem um bordado específico, ou logotipo com um desenho e tecidos específicos. Além de zíperes e botões, o material da peça ou item, a costura e até mesmo a etiqueta tem detalhes específicos que remetem a marca. Assim é mais fácil distinguir os itens falsificados, de má qualidade, do original!

A peça do vestuário masculino transmite elegância e não pode ser comparada a uma roupa qualquer. Ele separa os meninos do homem, transparece seu estilo (clássico, moderno ou tradicional) e é preciso manjar bem para não pagar mico.

Afetuoso; meigo (#/RA Fp 1.8). Estudo relacionado com terno. Escolhidos Para Sermos Eternos!

Os ternos são mais caros do que outras roupas porque são produzidos com tecidos de alta qualidade e exigem mais trabalho e atenção aos detalhes. Além disso, eles também possuem acessórios, como botões e forros, que contribuem para o aumento do preço.

Os tipos de terno

  • Corte tradicional. O terno tradicional caracteriza-se pelo corte clássico, com seus elementos mais folgados do que o corte fit. ...
  • Corte slim-fit. Esse tipo de terno, diferente do modelo clássico, tem suas medidas mais justas e enxutas. ...
  • Terno de um ou mais botões. ...
  • Terno de abotoamento duplo. ...
  • Lapelas.