Como medir tamanho da gravata?

Perguntado por: hvasques . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.6 / 5 9 votos

Uma regra que sempre deve ser seguida pelos homens que usam do traje formal diz respeito ao comprimento da gravata. Independente da estatura do homem, a gravata deve terminar no início da fivela do cinto (de cima para baixo). Nunca deve ficar curta demais (acima da fivela) ou comprida demais (abaixo dela)!

Comece posicionando a gravata no seu pescoço, por debaixo do colarinho, deixando a ponta larga da gravata à sua direita e a ponta estreita à sua esquerda. A ponta estreita deve ficar mais ou menos na altura do seu umbigo. Mova apenas a ponta larga da gravata.

7 a 9 cm

A gravata tradicional possui de 7 a 9 cm de largura, sendo frequentemente utilizada para complementar o terno. Esse modelo possui muitas cores e estampas e sua utilização em relação a esses detalhes fica de acordo com o gosto pessoal de cada um.

A diferença principal entre as diferentes gravatas está na sua largura: gravatas slim possuem entre 6 e 7 cm de largura, as intermediárias entre 7 e 9 cm e as tradicionais geralmente acima de 9 cm de largura.

Regras básicas para o uso da gravata
Você sabe qual é a altura que a gravata deve ficar? A ponta da gravata deve estar no meio do cinto. A seda é o tecido ideal para uma gravata impecável pela qualidade do tecido e pelo caimento. O tecido do forro também importa e deve combinar com o tecido da frente.

A Gravata Slim tem 6 cm de largura de ponteira. Já a gravata tradicional Regular tem 7.5 cm.

O nó de gravata Pratt é o ideal para roupas formais e semi-formais. Tem um tamanho médio (entre o Duplo e o Médio Windsor) e a melhor parte: é simples, elegante e fácil de fazer.

Gravata Regular
Neste caso, dê preferência aos acessórios em tons sóbrios e mais escuros, levemente acetinados, que vão deixar o visual elegante e discreto. Tons de vinho, como o marsala, azul marinho, cinza, chumbo ou mesmo preto, são boas opções.

Quando tocarem na gravata, sintam o seu toque, geralmente, podemos perceber logo pelo toque que é uma excelente gravata, mas isso é impossível explicar-vos sem tocarem numa gravata boa para referência. O bom toque é definido pela delicadeza do tecido, se gostarmos de sentir o tecido já sabemos que a escolha é boa.

Tradicionalmente, a hora da gravata no casamento é realizada por padrinhos e amigos do noivo. Eles cortam a gravata do amigo recém-casado e circulam pelas mesas pedindo contribuições em dinheiro, quem contribui ganha em troca um pedaço do acessório, ou alguma outra lembrancinha.

Acessório indispensável no guarda-roupa masculino, a gravata está ficando cada vez mais estreita, acompanhando a tendência do terno bem ajustado. Para se ter uma ideia, se há 10 anos o tamanho padrão era de 8 cm a 9,5 cm, hoje é possível encontrar modelos de até 4 cm.